Misha: Papéis de parede italianos com inspiração oriental
Conheça Misha Wallcoverings, um ateliê em Milão que cria papéis de parede pintados à mão que combinam o know-how e design contemporâneo com a excelência e o charme do artesanato oriental do século 18
Misha é o acrônimo de duas cidades distantes: Milão e Xangai. É uma ponte entre as duas culturas na visão da arquiteta italiana Chiara Enrico.
Após um período de trabalho e pesquisa como designer de interiores em Xangai, Chiara criou com a colaboração de sua irmã Anna, o ateliê Misha em 2007, para trazer para os revestimentos de parede dos interiores contemporâneos o lirismo, a graça e a exclusividade das antigas técnicas orientais de pintura manual sobre papel de parede de tecido.
O tema de cada papel de parede pode ser adaptado aos espaços a serem cobertos e modificados de acordo com o desejo de cada cliente. Até as cores de fundo são personalizáveis, assim como os desenhos podem ser enriquecidos ou reduzidos à vontade.
Inteiramente pintadas à mão sobre seda, de acordo com a antiga tradição chinesa, as coleções são o resultado de um longo processo de seleção de artistas e oficinas de pintura artesanal, que fossem capazes de interpretar e incorporar as conexões de culturas distantes e o respeito à tradição.

Na coleção de bordados, os desenhos parecem realmente ganhar vida, graças a uma antiga arte de bordado, que permite que se trabalhe em algumas partes do desenho, bordando à mão com fios de seda de mil tons. O efeito tridimensional obtido torna os papéis de parede de tecido ainda mais preciosos – pequenas obras primas.
Os tecidos são selecionados entre as mais diferentes tramas e espessuras, desde a mais fina seda pura até o mais denso Dupion, um tipo de tecido de seda, semelhante ao shantung, mas um pouco mais grosso, mais pesado e com uma superfície altamente brilhosa.
A seda é primeiro tecida e transformada em uma fina camada semelhante a uma folha de papel sobre a qual os artistas pintam usando pigmentos naturais. As cores são então fixadas e uma camada de papel é aplicada à seda usando colas naturais e processos inteiramente artesanais. Uma vez secos, os painéis são aparados e devidamente embalados para entrega.
É essa abordagem apaixonada e respeitosa de uma cultura antiga, combinando métodos pictóricos bidimensionais chineses e japoneses com técnicas de perspectiva européia para reinterpretá-los para o gosto contemporâneo, que faz do ateliê Misha uma marca capaz de misturar tradição e inovação e entregar produtos imbatíveis em termos de qualidade técnica e criativa na área de revestimentos de parede.
“A essência de Misha é feita à mão, ao olhar para nossos papéis de parede, você pode ver a habilidade do artesão e a atenção aos detalhes. Seu projeto será único, com soluções pensadas para você. Nosso artesão sabe valorizar seus desejos.” ⠀

Informações
Misha Wallcoverings
Milão, Itália
www.mishawallcoverings.com
Histórias
Outras histórias que você também vai gostar de conhecer

FEITO A PÃO: A padaria artesanal de Juliana e Marina

Mauro e Thiago e a MERMELEIA

SHOVAVA: Lenços pintados à mão como obras de arte
