Bjørn Wiinblad criou com suas peças um universo mágico e lúdico com a intenção de encantar.

O universo mágico de um designer dinamarquês

Já imaginou essas carinhas fofas na sua sala?

E essas belezuras pra alegrar seu café da manhã?

E se maquiar com uma pessoinha como essa olhando pra você?

Todos esses lindos desenhos são obra de Bjørn Wiinblad, famoso pintor e designer dinamarquês, cujo estilo era tudo menos ‘convencionalmente dinamarquês’. Sua marca registrada eram esses bonequinhos com carinhas redondas divertidas, vestidos em trajes do século 19 e muitas vezes rodeados por elementos naturais: entrelaçamento de videiras, coroas de flores e árvores fantásticas.



Enquanto o design dinamarquês é marcado pelo funcionalismo, Bjørn Wiinblad traçou um caminho diferente – muitas linhas onduladas, muitas cores e um cenário romântico, inocente e lúdico. Na visão dele, a funcionalidade deveria ficar em segundo plano, seu trabalho deveria principalmente trazer alegria e encantamento para as pessoas.

Desde a morte de Wiinblad em 2006 sua obra andava meio esquecida, mas graças à Rosendahl Design, grupo que se dedica não apenas a criar novos projetos mas também a redescobrir clássicos do design dinamarquês, o trabalho de Bjørn Wiinblad renasceu e todo o seu universo mágico foi reinterpretado numa nova coleção de produtos. Um mais lindo que o outro!

Mas somente reviver um clássico do design e ganhar dinheiro com isso não era o bastante para a Rosendahl Design. Eles queriam também dar uma contribuição à sociedade e realizar o maior sonho do artista: transformar a casa onde morou e trabalhou por toda a vida, a Casa Azul, em um museu e oficina para jovens artistas. Para tanto, o Grupo Rosendahl doa, a cada produto vendido, uma quantia para o Fundo Bjørn Wiinblad, que cuida da reforma e da manutenção da casa.

Bacana, não? Ganhar dinheiro todo mundo pode e deve, mas isso também pode ser feito inovando, sendo criativo, respeitando as tradições, incentivando novos talentos e preservando a história. Um belo exemplo empresarial.

Pra quem quiser ter uma dessas lindezas em casa, as peças podem ser compradas nas lojas dinamarquesas indicadas no site da Rosendahl e também muitas delas podem ser encontradas com preços muito convidativos na Etsy ou no Ebay.

Tags from the story
, , ,

Deixe seu comentário.