FOSCARINI: Reverenciando o trabalho artesanal

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Reconhecida mundialmente pelas suas luminárias com uma surpreendente simplicidade visual e design que vai além do convencional e do comum, a Foscarini, marca italiana de luminárias, desenvolveu um projeto para documentar o trabalho dos artistas por trás de suas extraordinárias luminárias. Com um nome que já diz tudo, o projeto Maestrie (maestria, em português), feito em parceria com os fotógrafos Gianluca Vassallo e Massimo Gardone, pretende dar destaque ao conhecimento artesanal dos responsáveis pela fabricação desses objetos de desejo do design italiano.




Nas palavras do presidente da Foscarini, Carlo Urbinati: “Eu queria encontrar uma maneira de transmitir a emoção que experimento toda vez que vou visitar os artesãos que fabricam nossas luminárias. Por muitos anos nos concentramos no produto final, no impacto estético e emocional que ele causaria, e acabamos negligenciando o “como” se chega a este resultado, nos esquecemos como esse trabalho é fascinante e importante. Com o projeto Maestrie queremos mostrar e reverenciar o talento de nossos artesãos, que são o DNA da Foscarini.”

Fundada na ilha de Murano, em Veneza, no início dos anos 80, a Foscarini rapidamente se destacou dos outros fabricantes de vidro de Murano pela sua maneira incomum de trabalhar. A Foscarini não tem fábrica e nem designers próprios, o seu foco é o desenvolvimento de novos produtos. É uma oficina tecnológica e criativa, livre, apaixonada, cuja característica principal é ter desenvolvido uma extensa rede de pequenas fábricas artesanais italianas e criado o elo entre elas e mais de 30 designers de todo o mundo.




Assim, livre de barreiras mentais ou restrições técnicas e através de uma produção flexível, eficiente e de alta qualidade, a Foscarini se tornou uma das mais inovadoras e produtivas empresas do ramo de iluminação do mundo, lançando nos últimos anos mais de 50 modelos em 20 materiais diferentes.

E o projeto Maestrie, que inclui filmes e fotos, além de um livro/catálogo feito em colaboração com o economista Stefano Micelli e o arquiteto Manolo De Giorgi, não é um projeto empresarial, nada se fala sobre a grandeza da empresa, muito pelo contrário, as estrelas são os fornecedores, os artesãos, aqueles que com seu know-how transformam em realidade o que a Foscarini e seus designers sonham.

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Homens, mulheres, jovens, velhos, italianos, estrangeiros – pessoas que conhecem intimamente o material com que trabalham e todos os truques para transformá-lo. Mestres que sabem quando usar a máquina e quando a mão humana é essencial, profissionais que se dedicam a criar, a experimentar novos materiais, a inovar usando técnicas antigas.

Mais do que apenas uma nova maneira de contar a história da empresa, o Maestrie mostra o conhecimento complexo e profundo que está por trás da fabricação de alguns de seus modelos mais icônicos, demonstrando os níveis extremos de cuidado e orgulho da marca em cada produto e pode ser uma resposta definitiva para quando um comprador – com razão – se perguntar por que ele deve pagar o que ele paga por uma luminária Foscarini.