FEIRAS DE RUA: Muito mais que um lugar para comprar produtos diferentes, únicos, frescos

Você está visualizando atualmente FEIRAS DE RUA: Muito mais que um lugar para comprar produtos diferentes, únicos, frescos

As feiras de rua sempre foram um atrativo para mim, sejam as feiras livres de verduras e frutas, ou as de antiguidade, de artesanato, ou as agora borbulhando em todo o lugar, principalmente em São Paulo, as feiras gastronômicas de pequenos produtores.

Além do óbvio – a oportunidade de conhecer e comprar produtos diferentes, únicos, frescos – o que tem de mais atraente nas feiras de rua é a possibilidade de conhecer e conversar diretamente com quem faz. E se tem uma coisa que eu descobri ser comum em todo mundo que expõe e vende seus produtos em feiras de rua é a vontade de conversar, de mostrar seus produtos, de explicar como são feitos. Basta você oferecer a chance.

Na maioria das barracas você é atendido pelo próprio produtor e cada um tem uma história pessoal e uma personalidade única que adiciona sabor às suas ofertas já deliciosas. Prontos para compartilhar suas experiências e conhecimentos, eles dão a um mercado de rua numa metrópole como São Paulo um ar de cidade de interior, de comunidade, de acolhimento.  



O orgulho e o prazer de compartilhar é tão grande, que se você der corda e se interessar, em pouco tempo você não só recebeu uma aula de como o produto foi manufaturado ou produzido, mas também ouviu histórias da avó, da tia, do pai, ficou sabendo da existência de cidades e regiões das quais você nunca ouviu falar e, como acontece na maioria das vezes, conheceu também não somente histórias dos expositores, mas também de clientes, como você, que foram chegando, entrando na conversa e contribuindo com mais outras histórias e experiências.

É uma experiência enriquecedora e uma oportunidade de conhecer, conversar, ouvir histórias de pessoas que não fazem parte do nosso dia-a-dia ou do nosso círculo de amizades. Gente que vive diferente da gente, que pensa diferente, que tem valores e problemas diferentes dos nossos e dos que estamos acostumados a ouvir da família, dos amigos e dos colegas de trabalho. Estar aberto para essas novas ideias, opiniões, histórias, muitas vezes nos leva a olhar a vida e nossos problemas por outro ângulo, a descobrir novas perspectivas. É impressionante a sabedoria que existe por aí. É ótimo estar sempre aberto para isso e tirar proveito para aprender coisas novas.

Isso sem falar que as feiras de rua oferecem uma diversão sem igual, para nós clientes e para os expositores também.

Todas as fotos foram tiradas durante a V Queijaria na Rua, feira organizada por Fernando Oliveira, proprietário da A Queijaria, loja especializada em queijos artesanais brasileiros. O evento, que acontece anualmente em frente à loja, na Rua Aspicuelta, Vila Madalena, SP, e em ruas do entorno, conta com a presença de mais de 30 produtores de queijos, pães, bebidas, azeites, méis, geleias, doces e sorvetes – tudo artesanal -, vindos de oito estados diferentes do Brasil.