A iluminação é item essencial em qualquer festa. E como agora, em tempos de conscientização ecológica e economia de energia, nossos ambientes são geralmente iluminados com luz branca – muito econômicas, mas que deixam tudo com cara de sala de cirurgia (nada aconchegante nisso) – o ideal é criar “ilhas” de iluminação usando luminárias de mesa e, claro, velas, muitas velas, para criar aquele clima gostoso e acolhedor.
E o bacana das velas é que não é preciso mais muita coisa para criarmos ambientes lindos e até requintados. Sozinhas, ou usando o que muitas vezes já temos em casa, o efeito da luz das velas é imbatível.
Veja só:
Garrafas compradas ou reutilizadas de azeite, vinagre, vinho, etc. Para o efeito colorido em garrafas de vidro branco, só enchê-las de água e pingar algumas gotas de corante ou tinta e pronto!
Mais simples ainda? Só colocar as velas por trás das garrafas, que o efeito da luz faz o resto.
Ou então, se a ideia é deixar tudo além de lindo, ainda com um perfume delicioso, use grãos de café ou brotos de lavanda. O calor das velas espalha o aroma por todo o ambiente. Só não use se estiver oferecendo um jantar, a confusão de perfumes pode ser perturbadora. O ideal em um jantar é que os convidados ao chegarem, já sintam o aroma da comida que será servida. Isso os faz se sentir bem recebidos e já estimula um bom bate-papo.
E para um centro de mesa de um jantar ou uma mesa lateral, uma ótima opção são as velas flutuantes, sozinhas ou combinadas com simples arranjos florais ou pétalas de flores.
Veja onde encontrar o que você precisa: Velas, garrafas, brotos de lavanda