A gente sempre ouve dizer que não se deve decorar espaços pequenos com cores escuras e que rosa é cor de menina. Ah, é? Então veja só como o designer, estilista e fotógrafo alemão Peter Fehrenz fez pouco caso dessas duas regras ao decorar seu apartamento de 60 metros quadrados em Berlim.
Eu adorei a combinação de cores. Os tons escuros deixaram a decoração bastante sofisticada e elegante, mas os flashes de cor exalam uma “artística, quase dramática atmosfera, que relembra os velhos mestres flamengos”.
Claro que na decoração sair do óbvio e ousar um pouco é sempre bom, mas para que o resultado fique harmonioso e interessante, Peter Fehrenz enumerou 7 ótimas dicas em uma entrevista à revista Dwell:
- Remova o máximo de paredes internas que puder. Um espaço aberto passa uma sensação de amplidão e leveza.
- Na pintura e no mobiliário, escolha uma variedade de tons dentro de uma única paleta. Se você escolher o vermelho, use uma mistura de vermelhos – alguns devem ser mais amarelos, outros mais azuis ou mais rosa. As cores aparecem especialmente mais vibrantes desta maneira, e elas não se chocam.
- Concentre-se em um tipo de material e um tipo de revestimento e repita-o em todos os cômodos. Isto integra os ambientes e dá uma sensação de unidade.
- Pense cada cantinho de um cômodo como um protagonista em um jogo, assim, todo o ambiente vai parecer uma soma complexa de uma variedade de cenas.
- Não tenha medo de cores escuras em espaços pequenos – o resultado pode ser acolhedor e relaxante.
- Crie armários embutidos para guardar coisas que você não quer ver o tempo todo.
- Instale portas de correr para economizar espaço — e, sempre que possível, pendure-as em trilhos no teto para dar ao ambiente uma sensação de amplidão.