Com as pessoas cada vez mais conscientes e criteriosas nas suas decisões de compra, as marcas estão tendo que encontrar novas maneiras de reforçar sua imagem e atrair consumidores. Para serem relevantes online – que é onde hoje tudo acontece – as empresas estão vendo que precisam se apresentar offline da melhor maneira possível para capturar a atenção e a imaginação das audiências modernas. Hoje, a bola da vez é ir além da simples propaganda e incluir uma experiência memorável – ou a possibilidade de uma – nas campanhas de marketing.
Em setembro de 2016, a PepsiCo abriu o Kola House, restaurante, lounge e espaço para eventos no Meatpacking District, o bairro da moda de Nova York. O belíssimo espaço de mais de 400 metros quadrados oferece uma carta primorosa de drinks e coquetéis e um cardápio artesanal inspirado na noz-de-cola, além de exposições de moda e arte e shows musicais de jovens talentos.
Segundo Seth Kaufmann, diretor de marketing da PepsiCo em entrevista ao The New York Times, ”esta não é uma pop-up, é algo muito maior do que isso. O Kola House quer oferecer aos visitantes uma experiência privilegiada, por isso a casa não é revestida com o logotipo ou repleta com produtos da marca. Tudo no Kola House será centrado na noz de cola, uma fruta amarga que contém cafeína e dá às bebidas cola seu nome“. Resumindo, a PepsiCo quer comercializar o seu produto, sem comercializar o seu produto.
A visão do departamento de marketing da Pepsi reflete como as marcas estão tentando se conectar com os consumidores além dos comerciais de TV e anúncios. Kola House é projetado para a era da mídia social. O objetivo é que os visitantes – particularmente os influentes – falem sobre o Kola House no Facebook e no Twitter e publiquem fotos no Instagram. Se depender dos parceiros escolhidos para a empreitada, a viralização e o sucesso do Kola House é praticamente garantido. A operação da casa é feita pelo The Metric, grupo responsável pela operação de vários restaurantes e casas noturnas badaladas de Nova York e o design do empreendimento é criação da Kravitz Design, a empresa do não menos badalado músico e ator Lenny Kravitz.
“Estamos em um momento em que temos que transformar a forma como nos conectamos e envolvemos os consumidores. Se as marcas não fizerem isso hoje, serão irrelevantes amanhã, seja qual for o futuro”, é a opinião de Seth Kaufmann.
Fonte: PepsiCo, Kola House e The New York Times