Até bem pouco tempo visto apenas como coisa de adolescente ou de moças com muito tempo livre, que só sabem postar o look do dia, um blog pode ser uma ferramenta poderosa para você alavancar o seu negócio e também para estimular seu crescimento pessoal e sua criatividade. Não acredita? Pois saiba que até grandes empresas estão usando blogs para construir suas marcas e se diferenciar da concorrência. Alguns exemplos: Ford, Yahoo, New York Times, Sony, Universidade Federal de São Paulo, Petrobras, só para citar algumas.
Veja as razões:
1) Um blog dá voz à sua empresa. Um blog cria um canal direto de comunicação com seu cliente. É um espaço para você falar sobre novos produtos ou serviços, comentar notícias ou tendências de mercado e compartilhar as iniciativas da sua empresa. É também o lugar onde a personalidade da sua marca se destaca.
2) Traz credibilidade: Um blog traz credibilidade e confiança para sua empresa e faz clientes em potencial confiarem em você. Você não é mais simplesmente uma empresa que vende alguma coisa, você é real, é uma pessoa, um amigo. Torna você e seu produto mais real para o consumidor.
3) Estimula as vendas. Falando estritamente em termos de marketing, um blog ativo é ótimo para SEO, ou seja, os motores de busca do Google vão te encontrar e você e seu produto vão aparecer nos resultados de busca. Não importa qual o seu tipo de negócio, seu blog vai vender você!
4) É muito simples e fácil ter um blog. Você não precisa ser um designer profissional. Plataformas como WordPress são facílimas de usar e não requerem nenhuma habilidade gráfica. Acredite em mim! Eu sou um zero à esquerda como designer.
5) É um excelente investimento de marketing a um custo bastante reduzido. Cada post que você publica é um ativo de longo prazo, que ajuda você a construir a identidade da sua marca e a promover o seu conhecimento, seus produtos e serviços. Além disso, toda vez que você publica um post, você está criando conteúdo para ser compartilhado nas redes sociais. Isso ajuda a expor o seu negócio.
6) É uma assessoria de imprensa grátis. Por causa dele você pode, por exemplo, atrair a atenção de jornalistas e especialistas no seu setor para uma entrevista.
7) Porque pode te economizar muito dinheiro. Ao concentrar seus esforços em estratégias de marketing online, você pode economizar muito dinheiro diminuindo seus gastos em outros tipos de divulgação bem mais caras.
8) É um espaço para você compartilhar seus conhecimentos. Quer uma forma melhor para você se posicionar como um expert na sua área?
9) É um canal de conversa com seus clientes e parceiros. Um blog encoraja interação, comentários e feedback. Clientes atuais, potenciais e parceiros podem usá-lo para entrar em contato com sua empresa, para te perguntarem sobre um produto ou recurso, para se envolverem com um assunto, para pedir algum conselho. Não hesite você também em se envolver com eles, responda às perguntas, estimule-os a falar com você, assim você pode fortalecer seu relacionamento com seu público. Isso pode acontecer através do conteúdo de algum post de seu blog, através dos seus comentários, ou através de um formulário de contato, que você deve ter na sua página.
10) Através dele você pode contar a história de sua marca. Um blog é um ótimo lugar para você oferecer informações sobre sua empresa, sua filosofia, seus funcionários e suas ideias. Mostre a seus clientes por que você faz o que faz e como você pode ajudá-los.
11) Um blog te fornece conhecimento sobre o seu público. Através de algumas ferramentas instaladas no seu blog, você pode descobrir quais os assuntos mais populares, de onde vem sua audiência e até mesmo o dia da semana em que suas publicações são mais lidas. Isso vai te ajudar a entender e a atender melhor a seu cliente.
12) Estimula sua criatividade. Manter um blog faz você pensar sobre tópicos que podem despertar o interesse de seus leitores e clientes, ou seja, vai te fazer pensar sobre seu negócio, sobre seus clientes e sobre o que está acontecendo no mundo à sua volta.
Resumindo, blogar é inspirador. Você vai começar a ver ideias em todo lugar, seja conversando com amigos, vendo filmes ou simplesmente andando pelas ruas. E isso ainda vai te deixar com a mente mais aberta, vai te trazer mais audiência, mais clientes e mais vendas. Então, mãos à obra, comece seu blog já! Clientes e potenciais clientes vão adorar conhecer você e aprender um pouco sobre o lado humano do seu negócio.
Foto: Lauren Conrad