Feiras e mercados que promovem o CONSUMO CONSCIENTE acontecem em São Paulo

No meses de agosto e setembro a capital paulista terá inúmeros mercados e feiras com perfis variados, mas todos com um propósito em comum: incentivar o consumo consciente e a economia criativa, além de promover uma relação diferente com a cidade. 

Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, a humanidade já consome 30% mais recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra. Se os padrões de consumo e produção se mantiverem no atual patamar, em menos de 50 anos serão necessários dois planetas Terra para atender nossas necessidades de água, energia e alimentos. 



A melhor maneira de mudar isso é tendo consciência na hora de escolher o que comprar e de quem comprar. Explorando o potencial criativo de uma comunidade, movimentando a economia local e levando para casa produtos exclusivos, de origem conhecida e feitos com características do artesanato, é como nós, consumidores, podemos contribuir com nosso poder de escolha para minimizarmos os impactos do consumo no planeta. Sim, é possível ter lucro, gerar emprego e renda, sem explorar a natureza. Isso é consumo consciente!

Além disso, esses eventos também valorizam a troca de experiências e a interação. É uma grande diversão e dá para aprender muito conversando com os produtores e artistas.

Confira a seguir algumas feiras e mercados, que acontecem nos próximos meses, para comprar direto de quem faz e, de quebra, conhecer pessoas interessantes e alguns locais bem bacanas da cidade. Todas essas feiras acontecem várias vezes ao ano, para ser informado sobre datas futuras, só acompanhá-las pelas redes sociais.

Feira na Rosenbaum / de 9 a 13 de agosto @ R. Cristiano Viana, 224, Pinheiros

Depois de 17 edições e 5 anos de existência, a Feira na Rosenbaum tornou-se referência quando se fala de bazares urbanos e feiras de design. Uma das pioneiras do setor, ela traz mais de 30 criativos de todo o Brasil cujos trabalhos autorais são reunidos sob a atenta curadoria de Cris Rosenbaum. Nesta edição comemorativa retornam nomes consagrados como Heloisa Galvão, Lola Müller, Greghi Design e Nina Lima – e novas marcas de jovens artistas e designers.

Bazar da Praça / 11 e 12 de agosto @ Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 197, Alto de Pinheiros

Os organizadores do Bazar da Praça, que está na 20ª edição, ocupam a Casa Panamericana, construída nos anos 50, com uma seleção de aproximadamente 80 marcas autorais nas categorias acessórios, bem-estar, bolsas e sapatos, decoração, gastronomia, infantil, joias, moda e presentes. A ideia, segundo os curadores, é criar um ambiente agradável para um passeio em família. Oficinas para adultos e crianças, almoço, drinques e música ao vivo completam a programação.

Mercado Itinerante / 11, 12 e 13 de agosto @ R. Harmonia, 234, Vila Madalena

O evento criado há dois anos pelos paulistanos Fábio Andreoni e Cláudio Magalhães tem a proposta de conectar os consumidores aos produtores de design independente. A 20ª edição do Mercado Itinerante ocupa a Casa MinD com expositores diversos de decoração, plantas, fotografias e cosméticos veganos, como o Do Barbosa, marca de cosméticos naturais que tem produção artesanal e em lotes regulares, ou seja, produtos fresquinhos sempre! .

Fêra Féra / 12 de agosto @ Quintal 1620, Av. Dr. Arnaldo, 1620, Sumaré

A Fêra Féra rola em clima de festa em uma casa com direito a quintal com piscina. Esta edição terá 45 expositores, comidas mil, música maneiríssima e todo o clima e alto-astral da edição que será realizada no sabadão pré-Dia dos Pais.

Pátio Design / 12 de agosto @ R. Oscar Freire, 2.500, Sumaré

Boa oportunidade para ficar ao ar livre, e ainda apreciar a arquitetura do prédio da Unibes Cultural, assinado por Roberto Loeb, a feira Pátio Design reúne empreendedores e expositores, em uma tarde com muita música e food trucks. Durante o evento a banda de rock paulistana Seu Edinaldo irá se apresentar.

Feira Las Plantas / 13 de agosto @ Mixcelânia, R. Mourato Coelho, 972, Vila Madalena

A terceira edição da Feira Las Plantas celebra o encontro de artistas produtores e apaixonados pelo universo verde. São mais de 50 expositores, que trazem beleza e diversidade de produtos e serviços tais como vasos, marcenarias artesanais, biojoias, produtos veganos, hortas, cosméticos naturais, quadros, roupas com temáticas botânicas e muito mais para deixar sua casa ainda mais bonita.

Jardim Secreto Fair / 26 de agosto @ Praça Dom Orione, Bixiga

A ideia de ocupar espaços verdes na cidade e criar uma experiência de troca entre as pessoas, indo além do consumo, surgiu em 2013. Desde então, o Jardim Secreto já passou por diversos locais. A edição deste mês acontece com 210 expositores na Praça Dom Orione, no Bixiga. Sempre muito bem feita, a curadoria de Claudia Kievel e Gladys Tchoport apresenta desde produtores locais de cosméticos, vestuário, acessórios e decoração, até artes gráficas, ilustração, marcenaria e muito mais. Ou seja, dá pra comprar de quase tudo em um só lugar e apoiar quem faz.

Mercado Manual / 2 e 3 de setembro @ Museu da Casa Brasileira, Av. Faria Lima, 2705

De olho nos nomes que se dedicam aos fazeres criativos, o Mercado Manual reúne marcas de moda preocupadas com o lado humano da produção e a escassez de recursos, trabalhando conceitos como o upcycling e o tingimento natural, além de pequenos produtores voltados ao bem-estar (cosméticos veganos, frescos, naturais e livres de crueldade contra animais) e alimentos artesanais. Esta edição, dedicada à primavera, vai reunir 108 expositores designers e artesãos. Além do consumo ético, o Mercado é um programa cultural familiar completo, com atrações musicais e oficinas gratuitas.





 

Deixe seu comentário.