Mauro e Thiago e a MERMELEIA

No momento, você está visualizando Mauro e Thiago e a MERMELEIA

Conhecemos Thiago do Carmo e Mauro Concha e suas deliciosas geleias em uma feira de produtos artesanais. Eles são os criadores da marca Mermeleia. Por conta do nosso Projeto Artesãos Contemporâneos, que mostra artesãos em seus ambientes de trabalho e conta suas histórias pessoais, fomos conhecer sua oficina, que funciona em sua casa, na Granja Viana, bairro de Cotia, na região oeste da Grande São Paulo.  

Nos conhecemos em São Paulo em uma danceteria, eu sou chileno e estava por uns dias aqui na cidade. Conheci o Thiago, trocamos telefones, mas ele não me ligou. Eu voltei para o Chile, aí alguns meses depois ele me liga perguntando se poderia vir morar por um tempo na minha casa. Oi? Tá, ok, pode vir!Mauro Concha

Eu estava insatisfeito com o meu trabalho, queria sair da casa dos meus pais e mudar de ares, fiquei pensando para onde eu poderia ir, aí lembrei daquele cara que eu conheci e gostei bastante, mas não liguei de volta, nem sei porque. Aí pensei: vou ligar, quem sabe não é tarde demais e ele ainda se lembra de mim?Thiago do Carmo

A vida dos dois no Chile durou um ano e eles resolveram voltar para São Paulo. Aqui, Thiago começou a trabalhar no atendimento de uma empresa aérea e Mauro integrou o time de bailarinos da Turma da Mônica de Mauricio de Sousa.




Mas, em pouco tempo, a veia empreendedora dos dois já os estava levando por outros caminhos.

Eu levava todos os dias para consumo próprio no trabalho sucos que Mauro fazia, um dia um colega provou e adorou. Na hora eu falei pra ele: vou voltar agora para a minha mesa lá no fundo da sala, quando eu chegar lá você grita pra mim para eu não esquecer de trazer sua garrafa de suco amanhã. A tática funcionou e as encomendas de suco começaram a aparecer. Mauro começou a levar também para o seu trabalho e logo estávamos, cada um, transportando todos os dias 50 garrafas de suco no metrô, e vendendo todas.Thiago do Carmo

 +Leia também: ARTESÃOS CONTEMPORÂNEOS: Elba e Paula e a LA ROCHEL 

 

Por conta do sucesso com a venda dos sucos, foram convidados por uma amiga para abrir um café em sua loja. Toparam, investiram, tiveram muito retorno, largaram seus empregos e… a loja teve que fechar e com ela o café.

Aí, desempregados, com dívidas, tiveram a ideia de oferecer em casa jantares chilenos. Como tinham muitos contatos com jornalistas, a divulgação foi grande e em pouco tempo os jantares já eram um sucesso. Mas ainda não era a coisa certa.

A gente criava e oferecia nos jantares geleias diferenciadas, com sabores inusitados, misturando frutas, legumes, especiarias, bebidas alcoólicas, e nossos convidados começaram a encomendar potes para si mesmos e para presentear. Em pouco tempo estávamos ganhando mais com as geleias do quem com os jantares, aí vimos que tínhamos um produto nas mãos com uma forte demanda no mercado e resolvemos investir na criação e comercialização de geleias caseiras diferenciadasMauro e Thiago

Assim nasceu a Mermeleia.

Hoje, graças ao trabalho duro dos dois, a uma divulgação intensa, a uma pesquisa incansável de novos sabores e técnicas, o negócio vai de vento em popa.

Eles oferecem agora mais de 90 sabores – com um deles, a Geleia de Cambuci, ganharam um prêmio internacional em um dos principais concursos de geleias do mundo – percorrem todo o Brasil dando cursos e até já abriram sua primeira loja física.

Porém, na proposta inicial de oferecer geleias caseiras feitas artesanalmente nada mudou. Contando apenas com dois ajudantes, um na administração e outro esporádico, na cozinha, Mauro e Thiago se envolvem em todas as etapas do trabalho, são eles mesmos que fazem as compras, lavam, cortam e picam as frutas, fazem a geléias, envasam, embalam, etiquetam e entregam.

A área de produção é minuciosamente organizada, cada etapa tem seu ambiente, cada insumo, produto e utensílio tem seu lugar. Tudo é padronizado, medidas, tempos de cozimento. A grande premissa é manter sempre o sabor e a qualidade de cada geleia ao longo do tempo.

O produto é artesanal, mas a produção é extremamente profissional e eficiente.

Para Thiago e Mauro, o trabalho é duro, mas a vida é boa. Os criadores da Mermeleia parecem estar se divertindo, e não é difícil entender o porquê. 

Para começar, eles estão cercados de coisas gostosas. E, enquanto nos contavam suas histórias, seus perrengues, nos guiavam pela produção, o sentimento de orgulho e paixão era visível e, até contagiante. 

O que eles estão fazendo é muito legal e eles sabem disso.

Mermeleia – Geléias Caseiras – Site | Instagram 

Fotos: Christian Paulsen