Qualquer um que é apaixonado por fazer pães, e pela mágica de transformar água e farinha em pães saborosos e crocantes, sonha em um dia fazer isso para viver. Para as amigas Marina e Juliana esse sonho se tornou realidade.
TEXTO: FABIOLA PAULSEN – IMAGENS: CHRISTIAN PAULSEN
Juliana Cavalheiro e Marina Mazzon são amigas desde os tempos da faculdade. Durante anos trabalharam como publicitárias, tinham carreiras promissoras, bons empregos, mas, mesmo assim, não se sentiam realizadas profissionalmente.
Foi a partir de um momento de transição e afastamento de seus empregos – a licença maternidade de Marina e o desemprego de Juliana – que as duas tiveram tempo para avaliar suas carreiras e acabaram por tomar a decisão de mudar o rumo de suas vidas e transformar o que antes era apenas um hobby em um meio – e um propósito – de vida.
Assim nasceu a Feito a Pão, padaria artesanal especializada em pães de fermentação natural.
A ideia inicial era montar uma cozinha industrial e vender os pães através de um serviço de assinaturas. Mas, em pouco tempo, e de uma maneira que elas não esperavam, uma nova oportunidade para expandir o negócio surgiu.
Atraídos pelo cheirinho de pão, que saia daquele sobrado vermelho no bairro de Perdizes em São Paulo, vizinhos começaram a bater na porta atrás dos pães. As sócias então viram que era hora de criar um espaço para receber os clientes, mas o problema era que elas não tinham na época estrutura financeira para tanto.
Mas aí a experiência como publicitárias das sócias e a capacidade para resolver problemas usando soluções criativas trouxe a resposta para o problema. Elas enviaram um vídeo para o programa Decora do canal GNT pedindo a reforma do local.
A ousadia deu certo e elas ganharam uma reforma completa do local feita pelo arquiteto Maurício Arruda – além de uma ótima divulgação, claro.
Hoje o sobrado vermelho abriga, além da cozinha industrial, um espaço amplo, iluminado, para receber os clientes. Ao longo de uma grande mesa compartilhada, ou em mesinhas individuais num cantinho aconchegante em frente a uma enorme janela com vista para a rua, ou na convidativa varandinha à sombra das árvores, a clientela tem todo o conforto para degustar os pães e o delicioso café , que elas servem.
A decoração super simpática com ares de casa da vovó moderna – cheia de objetos e louças antigas garimpados em brechós – dá o toque final.
A proposta inicial de trabalhar com o serviço de assinatura de pães continua de pé, mas juntou-se a ela a loja, a participação em feiras, a venda de pães em condomínios e a realização de pequenos eventos e workshops.
Sim, a nova carreira de Juliana e Marina não oferece uma alternativa ao trabalho duro: os horários continuam insanos e elas têm que se esforçar para conseguir tempo para testar novas receitas, porque metade de suas vidas é consumida pela gerência e pela logística.
Mas o envolvimento delas em todos os aspectos do negócio é o que faz a diferença para as sócias.
Hoje, Juliana e Marina têm o controle – são elas que decidem o que fazer. Elas fazem os pães e vão para casa todos os dias com marcas de trigo nas mãos e nas roupas como prova de seu trabalho. Além disso, elas têm o contato direto com seus clientes, que vêm à padaria não só para comprar pães, mas também para aprender mais sobre o processo artesanal, sobre os benefícios ou simplesmente para conversar um pouco entre um café e um biscoitinho.
A transição do trabalho profissional para o artesanal não é fácil e administrar seu próprio negócio gera uma série constante de desafios, mas Juliana e Marina não se arrependem do passo dado. Elas adoram o fato de que hoje trabalham inteiramente a serviço de sua paixão.
E isso se nota desde o primeiro momento em que se entra na padaria. Os pães são indiscutivelmente muito bem feitos, casca crocante, miolo macio e saborosíssimos. Mas o que torna a Feito a Pão realmente especial é o brilho no olhos e o sorriso nos lábios de toda a equipe, a atenção com que somos atendidos, o cuidado com os mínimos detalhes – a primorosa arrumação das mesas, a delicadeza das flores nos vasos, o reconfortante cheirinho de café e de pão, a muito bem escolhida música ambiente.
A Feito a Pão é muito mais que uma loja de pães, é uma experiência envolvendo todos os sentidos.
“O afeto é o que dá vida a nossos produtos e à nossa padaria. Cada corte, cada toque no pão, leva o cuidado de pessoas sempre atentas em preservar o melhor de nossos pães.” ⠀
“Nosso propósito é despertar de novo nas pessoas o desejo por um pão de qualidade e sem aditivos químicos, é oferecer um espaço aconchegante, onde nossos clientes possam se sentir em casa.”
Informações
Feito a Pão
Av. Iperoig, 329 – Perdizes, São Paulo
www.feitoapao.com.br