BUNKO-YA OOZEKI e o tradicional artesanato japonês em couro

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BUNKO-YA OOZEKI e o tradicional artesanato japonês em couro

Uma visita à quase centenária oficina Bunko-ya OOZEKI em Tóquio para conhecer o artesanato Bunkogawa, processo de gravação e pintura manual, que transforma o couro branco japonês em belos acessórios.

O Bunkogawa é um tipo de artesanato de couro japonês, que tem sua origem na cidade de Himeji. O couro branco é trabalhado em relevo e depois cuidadosamente pintado – todo o trabalho é feito à mão por uma equipe altamente treinada de artesãos.

Durante o período Sengoku (entre a metade do século XV e o final do século XVI), os senhores feudais davam preferência a esse tipo de couro devido à sua natureza leve, mas forte, um material que funcionava bem para armaduras.

Com o tempo, o couro Himeji passou também a ser utilizado na produção de pequenos acessórios para serem usados no dia a dia.

Durante o período Edo (1603-1868), as caixas decoradas com o nome “Bunko” eram moda. Assim, esse trabalho feito no couro (“Gawa”) passou a ser chamado de “Bunkogawa”.

Reprodução Instagram @bunkoya_oozeki

No setor industrial de Mukojima, no centro antigo de Tóquio, a oficina de artesãos Bunko-ya OOZEKI está há mais de 90 anos trabalhando na criação e produção de belíssimos acessórios Bunkogawa usando o couro Himeji, primeiro estampando-o com motivos elaborados, depois pintando à mão para finalmente chegar ao produto final: bolsas e carteiras com o mais belo artesanato tradicional japonês.

BUNKO-YA OOZEKI e o tradicional artesanato japonês em couro

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BUNKO-YA OOZEKI e o tradicional artesanato japonês em couro

Em uma visita ao Japão, a fotógrafa americana Laura Wheatley foi conhecer a oficina Bunko-ya OOZEKI e relatou sua experiência em um artigo publicado no The Kindcraft.

Confira a seguir:

Laura Wheatley para The Kindcraft

Os meados de setembro me trouxeram às ruas do Distrito de Sumida, no centro de Tóquio, com o calor pegajoso ainda não disposto a se render ao tão aguardado frescor do outono. Meu destino era uma oficina sem sinalização visível aos meus olhos, mas, como eu havia recebido instruções passo a passo, eu só precisava combinar cada esquina com as fotos correspondentes no meu celular.

A primeira geração de artesãos da Bunko-ya OOZEKI foi liderada por Ozeki Uzaburo, que foi treinado em Yokohama durante o período Taishō (1912-26). Em 1927, ele estabeleceu sua oficina em Mukojima, após o Grande Terremoto de Kanto. Apesar dos desastres deste terremoto e da Segunda Guerra Mundial, Bunko-ya OOZEKI continuou produzindo durante este período.

A Sra. Risako Takahashi, com quem eu havia me correspondido anteriormente para organizar esta visita, veio me receber calorosamente. Uma vez dentro da oficina, o cheiro inebriante – ligeiramente doce e rico – de terra inundou meus sentidos.

A sala de trabalho foi montada como uma praça em torno de uma única ilha. Cada seção ao longo das paredes exibia uma impressionante máquina pesada, pronta para ser habilmente controlada pelas mãos de um artesão.

O Processo de Gravação

Eu segui atrás da Sra. Takahashi enquanto ela me levava para a primeira estação de trabalho em seu processo de fabricação de couro. Ela explicou que Bunko-ya OOZEKI usa o melhor couro curtido branco disponível para seus produtos, que eles encomendam de Himeji. Eles começam pegando os grandes rolos de couro empilhados ao longo do outro lado da sala e depois cortam o material em pedaços mais fáceis de manusear usando uma máquina especial controlada manualmente.

BUNKO-YA OOZEKI e o tradicional artesanato japonês em couro

Foto: Laura Wheatley

O material recém-cortado é então massageado à mão, suavizando a superfície antes de seguir para a próxima etapa: Prensar.

Nós caminhamos para o outro lado da sala e observamos em silêncio enquanto um artesão de óculos fazia sua mágica. Ele se concentrou primeiro em retirar uma placa de cobre estampada de uma biblioteca de caixas brancas finas à sua esquerda. Fiquei espantada ao perceber que cada uma das caixas tinha um padrão diferente, extremamente ornamentado em detalhes e com diversos estilos. Alguns padrões incorporaram um design art déco, enquanto outros se assemelhavam aos hieróglifos egípcios. Alguns estão lá desde a fundação – talvez houvesse mais de cem deles!

Com um movimento rápido e calculado, ele segurou a placa de cobre estampada em sua mão enluvada até um elemento de aquecimento à sua direita. Disseram-me que isso ajudaria na gravação do couro, à medida que o calor muda o nível de pressão para cada tipo de padrão. Essa técnica coloca mais ênfase no artesão, sabendo quais padrões devem ter mais calor aplicado antes que a máquina controlada manualmente pressione o padrão no couro.

A placa de cobre foi então rapidamente colocada – com o lado do padrão para cima – no topo de uma placa e alinhada com as guias antes do artesão colocar o couro de forma delicada e precisa por cima. Contente com o posicionamento, ele deslizou o conjunto de três peças para a máquina de prensagem. Com o olhar no medidor de pressão, ele puxou uma alavanca, que lentamente baixou o peso da máquina sobre o couro e a placa de cobre. Depois que ele removeu o material em relevo, ele o pegou e aproximou-o de seus olhos, inspecionando-o. Após avaliá-lo, ele o colocou de lado e começou tudo de novo com o próximo quadrado de couro.

BUNKO-YA OOZEKI e o tradicional artesanato japonês em couro

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BUNKO-YA OOZEKI e o tradicional artesanato japonês em couro

Fotos: Laura Wheatley

Pintando o couro em relevo

Ver a próxima etapa do processo em ação exigia que pegássemos um elevador até o segundo andar. Entramos em um espaço de trabalho ocupado por vários artesãos, todos profundamente imersos em seu trabalho. Ao passarmos, vi vislumbres de desenhos diferentes sendo cuidadosamente pintados, uma pincelada de cada vez.

De acordo com a Sra. Takahashi, eles são capazes de criar milhares de diferentes matizes, misturando apenas oito cores em pequenos pratos brancos.

Em um canto, encontramos a artesã chefe da pintura, Haruko Oozeki, pintando habilmente um desenho realmente bonito: uma representação de dois dragões em meio a nuvens e o que eu achei que se assemelhava a relâmpagos.

BUNKO-YA OOZEKI e o tradicional artesanato japonês em couro

BUNKO-YA OOZEKI e o tradicional artesanato japonês em couro

Fotos: Laura Wheatley

Adicionando um pouco de mistério, a Sra. Takahashi me diz que o próximo passo – uma técnica “enferrujada” – é um segredo comercial e, portanto, ela não poderia me mostrar o processo.

Observei que, na cultura japonesa, há certa reverência e encanto em peças antigas e delicadamente desgastadas pelo tempo, que eu associo à sensação de um item vintage.

Bunko-ya OOZEKI primeiro pinta a superfície do couro colorido com uma laca feita de árvores chamadas urushi, que serve para proteger o material abaixo dela. Usando makomo em pó, os artesãos usam sua técnica secreta para aplicar aquele visual “graciosamente envelhecido” pelo qual seus produtos são conhecidos.

Eles são a única empresa no Japão que incorpora esse método específico.

O Processo de Corte

Nós voltamos então para o primeiro piso para ver o que acontece a seguir no processo.

A Sra. Takahashi usou uma máquina para cortar o couro em um encaixe exato para o produto em que será feito.

Ela me mostrou o molde de corte de metal enquanto colocava sobre uma das peças de couro coloridas, puxando a máquina diretamente sobre ela.

A precisão é fundamental, ela diz.

Reprodução Instagram @bunkoya_oozeki

BUNKO-YA OOZEKI e o tradicional artesanato japonês em couro

Foto: Laura Wheatley

Eu perguntei como o produto final é criado a partir dessas peças. A Sra. Takahashi disse que os enviam para artesãos de costura que, após a conclusão dos produtos, os enviam de volta para a inspeção final. A partir daí, a maioria dos produtos acabados é levada para a loja em Asakusa para ser exposta aos compradores interessados.

Atualmente, existem mais de 30 tipos de produtos sendo produzidos, desde bolsas, carteiras e porta-cartões até porta-chaves e estojos de óculos.

BUNKO-YA OOZEKI e o tradicional artesanato japonês em couro

Foto: Laura Wheatley

Depois de agradecer aos artesãos por me mostrarem seu ofício, eu estava prestes a sair pela porta quando ouvi o homem de óculos dizer algo em japonês, que eu não entendi.

Fora da oficina, a Sra. Takahashi explicou-me que a frase que acabei de ouvir, “Otsukare sama deshita”, é geralmente usada entre colegas de trabalho para significar respeito mútuo e gratidão pelo trabalho árduo e dedicação de cada um ao seu ofício e à empresa. Na minha jornada, tornou-se ainda mais evidente para mim que o Japão é único na maneira em que seu reconhecimento e apreço pela dedicação e cuidado tomados em todos os aspectos de suas vidas estão enraizados em sua linguagem.

Fascinada, eu me virei para a Sra. Takahashi e perguntei-lhe o que a fez desejar aprender esse ofício. Com orgulho visível, ela me contou sobre a primeira vez que viu uma das carteiras de couro branco de Bunko-ya OOZEKI. Havia uma sensação em seu peito, ela disse, o que a fez querer fazer parte desse processo criativo. A ideia de que ela poderia ajudar a fazer uma coisa tão linda, ter uma participação em tudo, foi tão atraente, que ela decidiu se juntar a esses artesãos.

Depois de apenas um vislumbre do mundo encantador de Bunko-ya OOZEKI, não posso deixar de entender totalmente esse sentimento.

Texto e Fotos: Laura Wheatley para The Kindcraft

Informações

Bunko-ya OOZEKI

Tóquio, Japão

www.bunkoya.com


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