Um apartamento em Helsinki e como dar vida a uma decoração escandinava

Este é o mais recente projeto de decoração da designer de interiores finlandesa Laura Seppänen: um apartamento de dois quartos e 52 metros quadrados, situado perto do centro de Helsinki. Gostei muito de como o estilo escandinavo foi suavizado apenas com a combinação da quantidade certa de cor e de peças antigas misturadas com peças mais recentes, achei que trouxe vida e uma sensação acolhedora para um estilo, que prima pelo minimalismo e pela funcionalidade.

Dá pra notar em algumas peças a paixão dos moradores pelo design escandinavo e pela cor azul, que dá o ar de sua graça por todo o espaço. Eu gosto de ambientes mais coloridos, mas acho que, para quem gosta de ambientes mais suaves, a combinação aqui foi super acertada.

O uso de madeira clara e das estampas gráficas criou um espaço clean, ao mesmo tempo que lúdico, alegre e nada monótono. Aliás, esse é um dos truques para deixar interessante um ambiente essencialmente claro e minimalista: combinar elementos que dão movimento e vida ao espaço. As plantas, os quadros encostados na parede, a manta casualmente jogada sobre o sofá, o fio aparente da lâmpada, o espanador pendurado, as luvas de boxe – Objetos aparentemente fora do lugar deixam transparecer a personalidade e a rotina dos moradores e dão originalidade à decoração.

Fiquei apaixonada por essa tábua com desenhos em azul de cozinha e fui procurar a origem. É uma peça vintage da famosa fábrica norueguesa de porcelana Porsgrund, fundada em 1885 e que há três gerações é o principal fornecedor de porcelana para a família real norueguesa. Se você também gostou e se interessar por comprá-la, não precisa esperar a próxima viagem à Europa e as visitas aos mercados de pulgas para ter uma, o site de compras online Ebay faz o trabalho pra gente. Hoje tem uma à venda aqui e aqui você pode pesquisar por outras, caso a anterior já tenha sido vendida.

Como dar vida a uma decoração escandinava

Adorei também este mapa feito em aquarela. Lindo, não? Ele faz parte da coleção Looking Closer da artista e designer dinamarquesa Silke Bonde e pode ser comprada em sua loja online. Ela envia para quase todos os países do mundo, inclusive o Brasil.

Como dar vida a uma decoração escandinava

E essa almofada de kilim? Não descobri ainda de onde é, um kilim em tons de azul não é muito fácil de ser encontrado, mas me aguarde, vou encontrar e em breve terei na minha loja.

Como dar vida a uma decoração escandinava

Design: Laura Seppänen. Fotografia: Pauliina Salonen

Deixe seu comentário.