Movimento segunda sem carne

Segunda Sem Carne

Eu não sou vegetariana e não tenho planos pra me tornar uma – não gosto de nada radical – mas sou uma grande interessada em melhorar, enriquecer e variar a minha alimentação. Então vivo pesquisando e me informando sobre o assunto e foi assim que me deparei com a campanha Meat Free Monday, encabeçada pelo ex-beatle Paul McCartney e suas duas não menos famosas filhas, Stella e Mary.

stellaPaulMary

E qual não foi a minha surpresa ao encontrar no site deles uma menção ao programa das escolas públicas de São Paulo. Como assim? Uma coisa bacana dessas acontecendo aqui na minha porta e eu precisei “ir à Inglaterra conversar com Paul e Stella” pra ficar sabendo? Acho que a imprensa brasileira está mais interessada em divulgar os malfeitos que os benfeitos, deve dar mais audiência.

Descobri, então, que desde 2011 está em vigor na rede pública de ensino de São Paulo um programa que inclui merendas escolares mais saudáveis. E este infográfico divulgado pela prefeitura no final do ano passado me impressionou. Nunca tinha pensado seriamente sobre o impacto ambiental que a criação de gado poderia ter.

infografico-merenda

Menos 200 mil campos de futebol em área desmatada e menos 1,3 bilhão de litros de água consumidos, simplesmente tirando um dia na semana a carne da merenda escolar em São Paulo? Incrível!

Interessou? Quer conhecer mais detalhes? Dá uma olhada no site da família McCartney, Meat Free Monday, e no brasileiro Segunda Sem Carne. Vale muito à pena, as informações são impressionantemente esclarecedoras.

E se quiser também adotar a Segunda Sem Carne (nós aqui em casa já estamos na segunda, quarta e sexta sem carne), aqui vão algumas sugestões dos meus livros e blogs favoritos para receitas vegetarianas.

Blogs:

pinchPinch of Yum – Escrito pelo casal Lindsay e Bjork, de Minesotta, o blog não se resume a receitas estritamente vegetarianas, mas o que eu adoro no blog é que eles dão muitas dicas práticas, as informações são bastante completas, até com dados nutricionais, as fotos são lindas e eles ainda dão dicas preciosas para quem tem interesse em ter também um blog de gastronomia.

Green-Kitchen-StoriesGreen Kitchen Stories – Escrito por David e Luise, de Estocolmo, esse blog é estritamente vegetariano, com o mínimo de glúten, açúcar e lactose, e as dicas (e fotos) são excelentes. Aprendi muita coisa com eles.

o-LONI-JANE-ANTHONY-@lonijane – Loni Jane Anthony, uma australiana linda de 25 anos, não tem um blog, só um Tumblr, Aleven:11 e uma conta no Instagram com mais de 200 mil seguidores. Eu comecei a segui-la no Instagram após ter lido essa matéria no Huffington Post. Dessa minha seleção, Loni é a mais extrema de todas. Crudicista, ela passou a comer comida cozida somente durante a gravidez (deu à luz este mês a um bebê muito, muito saudável e muito lindinho), sua dieta baseia-se somente em vegetais crus, frutas e água, mas suas sugestões de sucos e smoothies são excelentes e as são fotos lindas.

Livros:

segunda_sem_carne_capaSegunda Sem Carne – Para incentivar a adesão à campanha, o livro organizado pela chef Annie Rigg e com prefácio da família McCartney, traz 52 receitas diferentes para estimular o prazer pela culinária vegetariana e diversificar o paladar. As receitas são sugestões de personalidades internacionais que aderiram à campanha, como os atores, Kevin Spacey, Woody Harrelson e Pamela Anderson. Além, é claro, dos pratos preferidos de Stella, Mary e Paul McCartney.

a-cozinha-vegetariana-de-astrid-pfeifferCozinha vegetariana de Astrid Pfeiffer – O livro traz 60 receitas veganas. Preparados com ingredientes naturais e integrais, os pratos são rápidos de fazer. Todos vêm com uma tabela de nutrientes. Nenhuma receita contém lactose, e 80% delas não contém glúten.

livro_-_a_dieta_do_yin_e_do_yang_-_para_gordos_magros_e_inst_veis_-_curvoA Dieta do Yin e do Yang – Esse é o meu favorito, vivo relendo. Nele, o médico e nutrólogo João Curvo utiliza a visão energética oriental como guia para uma vida mais saudável.

Vamos lá! Leia, informe-se, teste, melhore sua alimentação e contribua para o meio ambiente!

Tags from the story
,

Deixe seu comentário.