RÚSTICO E MODERNO na medida certa

A praticidade de uma decoração com estilo moderno é inegável, as cores claras, as linhas retas dos móveis e os poucos enfeites, deixam os ambientes mais abertos, mais luminosos, mas o ponto negativo é que pode também deixar o conjunto um pouco impessoal ou até frio. Ao mesmo tempo, uma decoração rústica é bem mais aconchegante e confortável, mas pode criar um visual mais pesado.

Aliar o conforto e a intimidade do estilo rústico à leveza e simplicidade do estilo moderno de uma maneira harmoniosa é uma das combinações mais bonitas, interessantes e originais em decoração. E não é uma tarefa difícil, basta equilibrar o charme dos móveis antigos e elementos como pedra, tecidos em linho, madeira natural à peças de linhas mais simples e de aparência minimalista. Para completar, a escolha por tons claros, principalmente a cor branca, para dar luminosidade e leveza ao décor rústico e moderno.

Assim é a casa onde a jornalista e o cineasta franceses Brigitte e Thierry Benkemoun se refugiam quando querem descansar da agitação de Paris. O pai de Brigitte comprou a fazenda rústica do século XVII há cerca de 40 anos. Brigitte e Thierry herdaram metade do imóvel há 15 anos. Há anos, eles viajam nos fins de semana e feriados com os filhos, agora adultos, para esta casa, que fica na cidadezinha histórica de Arles, na Provence, no sul da França. Há dois anos, quando herdaram a outra metade da casa, eles decidiram renová-la e deixá-la do jeito que queriam. Eles instalaram um piso de cimento polido, mudaram o design das simples escadas de concreto, que levam ao segundo andar, e adicionaram portas emolduradas de aço preto que se abrem da sala para o terraço. Na cozinha, os armários IKEA foram revestidos com frentes de ferro.



O resultado é um lar com um charme rústico, mas com todos os confortos da vida moderna.

O mobiliário é uma mistura de peças novas, antigas e feitas sob medida, com ênfase na simplicidade – um lugar onde é natural ler, escrever e relaxar. Nós não temos nada branco em nossa casa em Paris, mas aqui queríamos tudo branco, e queríamos também materiais simples e poucos móveis.

Fotos: Birgitta Wolfgang via Homelife





Deixe seu comentário.