Resultado da inspiração para o fim de semana

E o martelo caiu para o bolo de cenoura, maçãs e nozes caramelizadas da viagem de inspiração publicada aqui.

Me interessou a combinação maçãs, cenouras e nozes. E quis testar para ver no que dava.

A receita original eu tirei do blog Zucker, Zimt & Liebe (Açúcar, Canela e Amor) e modifiquei um pouquinho, só um pouquinho: mudei as medidas para acrescentar o trigo integral, tirei a calda de açúcar da cobertura, não ralei as cenouras, nem as maçãs, bati no liquidificador em vez da batedeira, mudei as medidas em gramas para xícaras/colheres (até tenho balança, mas mais uma coisa pra lavar? No way!)… Tá bom, mudei bastante. Não tem jeito, é uma compulsão!

Mas e as nozes caramelizadas? Simplesmente a atração da receita. Nunca tinha tentado, mas muito, muito fácil de fazer e que delícia! Tirando o incidente com a ponta do meu dedo, que queimei tentando tirar da colher uma noz que tinha ficado grudada, deu super certo. Mas eu também segui à risca os conselhos da Jeanny do blog de não sair de perto do fogão. E já tenho até uma ideia pra próxima vez que fizer: vou usar açúcar mascavo. Aposto que vão ficar mais bonitas e mais saudáveis. E lá vou eu de novo…

Mas vamos à receita (a minha, ou a da Jeanny modificada):

Bolo de maçãs, cenouras e nozes caramelizadas
Para as nozes caramelizadas:
  • 1 mão cheia de nozes
  • 1 xícara de açúcar
Para a massa:
  • 3 cenouras (raspe a casca com a faca, corte as pontinhas e lave)
  • 3 ovos grandes
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 xícara de óleo
  • 1 xícara (rasa) de amêndoas moídas (uma delícia e traz leveza à massa, mas se tiver dificuldade para encontrar, deixe de lado e apenas aumente as quantidades de trigo e farinha de rosca)
  • 1 xícara (rasa) de trigo comum
  • 1 xícara (rasa) de trigo integral
  • 1 xícara (rasa) de farinha de rosca
  • 2 maçãs pequenas com casca cortadas em cubinhos (não corte muito pequenininhas, ficam lindos os pedacinhos de maçã no resultado final)
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de chá de canela
  • 1 colher de chá (rasa) de cravo moído
  • Casca ralada de meia laranja
  • 3 colheres de sopa de água filtrada
  • 3 colheres de sopa de leite
  • 1 colher de sopa (cheia) de fermento em pó
Modo de fazer.

Aqui vou colocar exatamente na sequência que fiz, mas se você não é muito experiente ou simplesmente não quer fazer duas, três coisas ao mesmo tempo, sem problemas, faça como quiser, o bolo é seu e você faz como bem entender. Pense sempre assim, foi assim que eu aprendi a ter prazer em cozinhar: deu errado? E daí? São só alguns ovos, um punhado de trigo e, no máximo, uns 15 reais de prejuízo. E o que são 15 reais? Pelo menos aqui em São Paulo uma única fatia de um bolo “chique” como este não sai por menos de 12 reais.

Mas, vamos lá:

  1. Ligue o forno a 180º.
  2. Bata no liquidificador as cenouras raspadas e cortadas em cubos, os 3 ovos, a xícara de açúcar e a xícara de óleo. Deixe batendo.
  3. Espalhe as nozes numa assadeira e leve ao forno.
  4. Unte com óleo uma forma de 20 cm de diâmetro.
  5. Desligue o liquidificador.
  6. Enquanto isso, fique de olho nas nozes no forno, não podem ficar muito escuras. Retire quando estiverem moreninhas (10 a 15 minutos, mas de novo, fique de olho!).
  7. Numa frigideira antiaderente derreta vagarosamente em fogo baixo o açúcar (1 xícara), MEXA SEMPRE e NÃO SAIA DE PERTO. Assim que o açúcar tiver virado um caramelo líquido, despeje as nozes, misture e apague o fogo. Não assuste, gruda tudo, mas é assim mesmo.
  8. Despeje as nozes numa assadeira forrada com papel manteiga e deixe esfriar.
  9. Despeje a mistura do liquidificador numa vasilha, acrescente o restante dos ingredientes e misture bem. Se a massa ficar muito espessa, pode acrescentar um pouquinho mais de água ou leite, mas não muito, a massa não deve ficar muito líquida.
  10. Quebre as nozes caramelizadas com um martelo, mas não deixe esfarelar muito, o interessante no resultado final do bolo é a mistura da crocância das nozes com a maciez da massa. Reserve um punhado para a decoração e junte o restante das nozes à massa.
  11. Despeje a massa na forma untada e leve ao forno por cerca de meia hora.
  12. Enquanto espera, lave a louça. Nada melhor para combinar com um lindo e aromático bolo que uma cozinha arrumada.
  13. Fique atenta ao que está ocorrendo no forno depois de decorridos 20 minutos e faça o teste do palito, o bolo não deve ficar muito escuro, senão pode ficar seco e amargo (eu dei bobeira nessa hora e o meu passou um pouquinho do ponto).
  14. Retire do forno, deixe esfriar completamente (para mim, a pior parte, nunca consigo esperar) e vire num prato. Decore com o restante das nozes.

Et voilà! Essa é a minha versão para o bolo da Jeanny.

Vielen Dank, Jeanny! Dein Rezept ist einfach super lecker! 

Bolo de maçãs, cenouras e nozes caramelizadas

Tags from the story
, ,

Deixe seu comentário.