Panna cotta - Uma sobremesa simples servida com estilo

Panna Cotta: Uma Sobremesa Simples Servida com Estilo

Uma das sobremesas mais simples de se fazer é a panna cotta. Originária da região de Piemonte, no norte da Itália, a receita correta e original é feita somente com leite, creme de leite fresco, açúcar e gelatina. O resultado tem que ser leve e delicado, então esqueça qualquer receita que vir por aí, que inclua leite condensado nos ingredientes. Nada contra o leite condensado, só que de leve ele não tem nada.

Super fácil de fazer, a panna cotta é geralmente servida coberta com frutas ou compota de frutas, mas o renomado Chef Daniel Bouloud veio com uma ideia super original na sua coluna Daniel’s Dish na revista Elle Decor americana: servir a panna cotta de ponta-cabeça!

Vejam que linda ficou:

Além disso, ele adiciona iogurte à receita, para deixá-la mais cremosa e com um gosto mais acentuado, e serve sobre um biscoito de gengibre, para adicionar um toque crocante e picante à toda experiência. Ah sim, e mais um detalhe: o leite é infundido com manjericão. Não estranhe, já contei aqui como a descoberta do manjericão no preparo de sobremesas tem mudado bastante a ideia de que essa erva só pode ser usada em pratos salgados.

E é aí que, na minha opinião, está a genialidade do chef: ele usa uma receita antiquíssima e super fácil de fazer – sim, fazer panna cotta é quase como fazer mingau de neném – e transforma numa verdadeira experiência gastronômica, com diferentes texturas, sabores e uma apresentação sofisticada. E, o mais importante, sem desvirtuar a intenção inicial, que é a de ser uma sobremesa leve, simples e barata.

Gostou também da apresentação? Copie daqui a receita do Chef Daniel Bouloud.




Deixe seu comentário.