o que é felicidade

O que é felicidade pra você?

O que é mais importante pra você se sentir feliz e de bem com a vida? Segurança? Organização? Respeito? Ou alegria, otimismo, família, calor?

o que é felicidade

A OECD criou um índice pra você descobrir isso: o Better Life Index, ou Índice da Vida Melhor. A Organização pesquisa e compara anualmente o bem estar em 36 países com base em indicadores considerados essenciais para a felicidade e qualidade de vida, tais como: moradia, renda, emprego, comunidade, educação, meio-ambiente, cidadania, saúde, satisfação com a vida, segurança e equilíbrio vida-trabalho.

O legal no site é que eles não dizem qual é o melhor país pra se viver, é você quem define, baseado nos fatores que são mais importantes para você. No índice interativo publicado na primeira página do site você pode colocar mais ou menos peso naqueles itens que são mais ou menos importantes pra você. Então, se, por exemplo, segurança é mais importante pra você do que meio-ambiente ou cidadania, é só dimensionar as categorias e você chega ao resultado dos países onde as pessoas estão mais satisfeitas no tal quesito.

Bem, eu fui contra as regras do site e coloquei todas as categorias no máximo, só para ver onde se vive melhor, ou pelo menos onde as pessoas acham que vivem melhor. O resultado? Austrália, 1º lugar, Alemanha, 14º e Brasil, 32º, na frente somente de Rússia, Grécia, México e Turquia, ou seja, nenhuma vantagem pra nós.

Mas aí fiz outra tentativa comparando só os dois países que me dizem respeito, Alemanha e Brasil. A Alemanha ganha disparado do Brasil em todos os quesitos, menos em satisfação com a vida. Ou seja, na Alemanha tudo funciona, o alemão está satisfeito com isso, mas mesmo assim não se sente feliz, e no Brasil tudo é uma droga, o brasileiro está consciente disso, mas está feliz da vida. Dá pra acreditar?

Sim, dá, já vivi tempo bastante nos dois países e minha experiência confirma.

O JetPac City Guides chegou à mesma conclusão. Em comemoração ao International Day of Happiness agora em março/2014 o site fez um estudo baseado em 150 milhões de fotos postadas no Instagram, que contou e dimensionou os sorrisos nos rostos das pessoas em todas as cidades do mundo, para descobrir os países mais felizes. Adivinha qual país tirou primeiro lugar?

Me lembrei então daquela frase atribuída a Tom Jobim: “Morar nos Estados Unidos é bom, mas é uma merda. Morar no Brasil é uma merda, mas é bom”.

Então o quê? Felicidade é uma questão de ponto de vista? O que é felicidade pra um, não necessariamente é pra outro? E a definição de felicidade pode mudar com as experiências que se têm na vida, com o país em que se vive, com as pancadas que se leva, com a idade?

O que é felicidade

Acho que sim. Eu morei por quase 15 anos na Alemanha e estou de volta há quase 18. Tínhamos uma vida organizada por lá, bons empregos, muitos amigos e tudo o que o Estado nos oferecia de melhor em relação à saúde, educação, segurança. Mas eu achava que tudo era certinho demais, a vida muito pacata e eu queria mais. Vim para o Brasil, tive tudo aquilo o que vim atrás, e até um pouco mais, de pacatos esses 18 anos não tiveram nada. Mas hoje as coisas mudaram e eu mudei. Hoje pra mim tudo aquilo que soava pacato e chato aos meus 30 anos, soa quase que ideal aos 50. Segurança, organização, respeito estão pesando mais pra mim hoje do que alegria, otimismo, família ou calor, seja humano ou do ambiente.

Será que está na minha hora de voltar pra Alemanha?

Tags from the story

1 Comment

Deixe seu comentário.