Mondrian Doha: A exuberante estética árabe de um HOTEL NO QATAR

Exibindo técnicas e materiais inovadores e aproveitando o gosto estético e a cultura local, o recém-inaugurado hotel 5 estrelas Mondrian Doha, no Qatar, é um banquete para todos os sentidos. Para alguns, talvez um pouco “over” – e meio que é mesmo – mas isso não seria o que esperaríamos de um hotel 5 estrelas no Oriente Médio? Que nos impressione, encante, tire o nosso fôlego e desperte o nosso imaginário dos contos das Mil e Uma Noites? 

Projetado pelo arquiteto holandês Marcel Wanders em parceira com a South West Architecture e operado pela multinacional hoteleira SBE, a essência da estética árabe influenciou o design do espaço, que é extremamente colorido, exuberante e cheio de detalhes. 

Para criar o hotel, estudamos a cidade, estudamos as pessoas. Não criamos interiores, criamos destinos e o Mondrian Doha é um destino que precisa ser descoberto.  Marcel Wanders

Projetos personalizados são a assinatura de Marcel Wanders e no Mondrian Doha a linguagem do design cria uma experiência sensorial multi-camadas. A hotelaria dos dias de hoje se afastou de uma abordagem padrão e impessoal de design para abraçar contextos locais e o Mondrian não é exceção – apresenta um conjunto arrojado de idéias de como a hospitalidade pode estimular nossa própria imaginação, com um gostinho da cultura local. No contexto atual de hospitalidade: ser local é o que há de mais global.

No estilo característico de Wanders, os elementos arquitetônicos e os móveis são exagerados na proporção e interpretados com diferentes materiais para torná-los o mais memoráveis possível. No lobby, um enorme sino folheado a ouro com um candelabro de cristal dá as boas-vindas aos hóspedes, enquanto no salão, uma floresta branca surreal é caracterizada por “árvores de vida” brancas e gigantes. 

LEIA TAMBÉM:  Será este o HOTEL MAIS COOL DE PARIS? Conheça o novo The Hoxton



No spa do hotel, ambientes em tons pastel se juntam a outro com azulejos em preto e branco e outro com tetos azuis profundos e muito, muito dourado – uma jornada inigualável e impressionante combinando saúde, beleza e bem-estar.

Interpretando a cultura árabe através de uma lente moderna, a arquitetura e os interiores do hotel refletem a imagem futurista exalada por Doha como uma capital global. Ornamentos, vitrais, tapetes com padrões rebuscados e detalhes como as luminárias e até um narguilé estão todos enraizados na cultura e no imaginário local. 

O hotel de 270 quartos é intencionalmente pensado como um livro de histórias das mil e uma noites, luxuoso, fascinante e surpreendente. Com uma série de ambientes com estilos muito diferentes, é difícil negar as referências à estética árabe. Simbólico, gráfico e com alma – o hotel transporta hóspedes do mundo comum para um que é aventureiro, divertido e fantasioso.

CONFIRA:  Antigo hospital psiquiátrico é transformado em HOTEL BOUTIQUE EM NY

O rooftop com piscina e bar é de tirar o fôlego. Situado no 26º e 27º andar, o ‘Rise’ oferece uma abundância de luz natural através de sua cúpula de vitrais. A tecnologia moderna permitiu que o padrão de uma lâmpada tiffany fosse impresso nos vidros da clarabóia, tornando-se a maior lâmpada tiffany do mundo. 

Design é uma ferramenta que nos permite inspirar, tocar os outros e ajudar a tornar a vida mágica e maravilhosa.Marcel Wanders

Tags from the story
, ,

Deixe seu comentário.