Garimpando Receitas: Bolo de Maçã com Canela

Um dos meus divertimentos favoritos na internet é passear em blogs de culinária à procura de receitas, inspiração ou simplesmente para ver coisas bonitas. Tá certo, esse último ponto só entende quem gosta de cozinhar, ama comer e se sente super feliz e satisfeita quando faz um prato que, além de gostoso, fica lindo.

E um dos meus blogs favoritos é o Pastry Affair, escrito pela canadense Kristin Rosenau, de 20 e pouquíssimos anos. Além das receitas simples, não tenho a menor paciência com receitas rebuscadas ou demoradas demais, a grande atração são as lindas e inspiradoras fotos, quase poéticas. Pra completar, cada post vem acompanhado de uma narrativa bastante espirituosa e pessoal da moça, bem diferente do estilo Vovó Palmirinha, que se está acostumado quando se fala em receitas.

Bem, mas o assunto deste post é a receita do Bolo de Maçã com Canela.

Foto Pastry Affair

Adoro bolos simples, feitos com ingredientes fáceis de encontrar, mas que tenham personalidade, descobri esse numa de minhas pesquisas e, encantada com as fotos, já reproduzi. Ficou exatamente igual ao das fotos e simplesmente de-li-ci-o-so!!

Para a receita original é só clicar aqui. O que compartilho em seguida é a minha versão traduzida e adaptada. Isso mesmo, sempre faço isso, a receita pode já estar perfeita, mas eu tenho sempre que modificar, seja pra que fique menos calórica, menos trabalhosa, ou simplesmente porque eu sempre tenho que mudar alguma coisa, é quase uma compulsão.

Bolo de Maçã com Canela

4 ovos
1 e 1/4 xícara de açúcar mascavo
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de cravo em pó
1/2 xícara de água
1 colher de sopa bem cheia de margarina ou manteiga
1 xícara de trigo
1 xícara de trigo integral
1 colher de sopa de fermento
4 maçãs
1 e 1/2 colher de sopa de canela
1 xícara de nozes picadas não muito pequenas (ou amêndoas)

1) Pré-aqueça o forno a 180º e unte uma forma.
2) Corte 2 maçãs em cubos pequenos, coloque num recipiente, adicione meia colher de sopa de canela, ¼ de xícara de açúcar e as nozes picadas, misture bem e reserve.
3) No liquidificador bata os 4 ovos, as 2 maçãs restantes, 1 xícara de açúcar, 1 colher de chá de sal, 1 colher de chá de cravo em pó, 1 colher de sopa de canela, 1/2 xícara de água, 1 colher de sopa bem cheia de margarina, as 2 xícaras de trigo e 1 colher de sopa de fermento.
4) Coloque a massa na forma e espalhe por cima as maçãs e nozes reservadas.
5) Leve ao forno por cerca de 30 minutos ou até que enfiando um palito no bolo ele saia seco.

Foto Pastry Affair

Pra quem gosta de variar: já fiz também a mesma receita com bananas em vez de maçãs (mesma quantidade), deu super certo e ficou uma delícia.

Tags from the story
,

Deixe seu comentário.