As flores de seda de Karuna Balloo

O jardim de FLORES DE SEDA de Karuna Balloo

Que mulher não se sente mais bela com uma flor nos cabelos? E estas pequenas flores de seda, peças únicas feitas à mão pela artista Karuna Balloo, baseada em Paris, são verdadeiras criações artísticas, que transmitem refinamento, elegância e delicadeza.

Mas o encantamento deste trabalho vai além da simples beleza das flores. Produzidas com materiais incomuns, cada uma das flores de seda tem uma história a contar e são resultado de um trabalho artesanal de alta qualidade e de muita pesquisa e estudo de técnicas milenares.

 

A história de Karuna é muito simples. Depois de terminar seus estudos de História da Arte e Moda, ela se dedicou ao design de têxteis e fantasias. Sempre que saia com seus amigos em Paris, ela usava nos cabelos uma flor colorida feita de tecido. Então, é fácil adivinhar o que aconteceu, as pessoas se encantaram e logo os pedidos começaram a aparecer. Hoje, suas flores se tornaram um negócio em expansão e já apareceram em vários editorias de moda de revistas europeias ou em campanhas publicitárias, como uma campanha de Valentines Day da Chopard.

Sempre usei flores no cabelo como lembrança das minhas origens nas Ilhas Maurício e porque adoro a Era de Ouro de Hollywood dos anos 30 e 50. Então, todos esses elementos se juntaram naturalmente para me trazerem até onde estou hoje.Karuna Balloo

Hoje em dia, Karuna se refere a si mesma como uma horticultora têxtil – uma descrição bastante adequada, se você considerar o que é preciso para dar vida a cada uma dessas delicadas flores de seda.

Cada pétala é feita de um quadrado de organza de seda, dobrado de acordo com uma técnica da qual Karuna mantém segredo (mas a artista admite que a técnica de origami é uma de suas principais inspirações). Os tecidos usados são de sua coleção de tecidos vintage ou comprados em pequenas quantidades de casas de alta costura como Dior, Chanel, Saint Laurent. Quando uma cor se esgota, Karuna, treinada na Ecole du Louvre e no Instituto Superior de Artes Aplicadas (Lisaa), cria ela mesma novas tonalidades, ressuscitando antigas técnicas de tingimento.




Uma vez prontas as pétalas, elas são coladas com uma gota de cola de arroz e depois montadas em uma base da mesma cor. No centro, Karuna “planta” um buquê de pistilos. Como ela acha que os pistilos modernos são muito grosseiros, ela usa peças vintage retiradas de antigas flores garimpadas em vendas de garagem e mercados de pulgas.

+LEIA TAMBÉM: Flores Artificiais na Decoração

Essa atenção aos detalhes e à delicadeza contribui para o realismo de suas criações, que são então presas a um broche, uma presilha ou uma tiara.

Duas vezes por ano, Karuna cria uma nova coleção de flores (com preços que variam entre 65 e 170 euros a unidade), que podem ser compradas no e-commerce da marca ou em eventos esporádicos que ela organiza em seu ateliê em Paris. Ela também idealiza adornos de noiva sob encomenda e modelos para homens usarem na lapela.

 

Tags from the story
, , ,

Deixe seu comentário.