Você merece fazer o que gosta e ganhar dinheiro por isso

Você merece fazer o que gosta e ganhar dinheiro por isso

Quando estamos começando o negócio dos nossos sonhos a pior parte é sempre aquela em que temos que cobrar pelos nossos serviços. É desconfortável, ficamos inseguros e aí o que passa pela nossa cabeça é uma variação dos seguintes pensamentos:

  1. Eu estou começando, ainda tenho muito o que aprender, não posso cobrar muito,
  2. Eu sou tão abençoada por poder trabalhar no que gosto, que não preciso cobrar tanto pelo meu trabalho,
  3. Eu tenho ainda poucos (ou nenhum) clientes, então tenho que cobrar pouco (ou nada) para me firmar no mercado.

Tudo bobagem! Bem, em termos. Bobagem, se esses pensamentos forem levados ao pé da letra. Vou explicar o que eu penso.

Mas antes de começarmos, vamos esclarecer uma coisa: Dinheiro não é “vil metal”, não é só honesto se for ganho com sacrifício e ganhar dinheiro não é feio, não é sujo e não é coisa de mercenário. O que você faz é seu trabalho, não é seu hobby, você não faz como passatempo e você merece e precisa ser pago por isso.

Você merece fazer o que gosta e ganhar dinheiro por isso

Com isso bem claro nas nossas cabeças, vamos então reformular nosso pensamento quando falamos em cobrar pelos nossos serviços.

  1. Você acha que não pode cobrar muito porque está começando, porque tem ainda muito que aprender? Então deixa eu te contar um “segredo”: você ainda vai começar várias vezes e sempre vai ter o que aprender. Isso não vai acabar nunca! Sempre vai haver uma nova técnica, novos produtos/ferramentas vão aparecer, o mercado vai se modificar, você vai se modificar. Isso quer dizer então que você nunca vai poder cobrar pelos seus serviços?
  2. Você acha que não precisa cobrar tanto porque faz o que gosta e se diverte fazendo? Bem, se você me perguntar, eu vou dizer que então você deveria até cobrar mais, justamente porque faz o que gosta. Afinal, fazendo o que gosta, você vai trabalhar mais horas, vai estar sempre de bom humor, vai tratar seus clientes melhor, vai estar sempre atento às novidades. Bem, se isso não é razão para cobrar mais…
  3. Você quer se firmar no mercado e por isso deve cobrar pouco ou nada? Nesse caso as perguntas que você deve fazer a si mesmo antes de aceitar o trabalho devem ser: a) Eu vou aprender alguma coisa com isso? Posso considerar esse trabalho como parte do meu aprendizado, do meu treinamento? Ou b) Esse trabalho vai me trazer tanta visibilidade, mas tanta mesmo, que isso vai me ajudar a divulgar meu negócio para o público certo, que no futuro vai me contratar e me pagar? Ou c) Eu apoio essa instituição e não cobrar pelo meu trabalho será a minha doação? Ou d) É para minha mãe? Se você respondeu sim a qualquer uma dessas perguntas, então faça de graça. Se não, não faça!

Só lembrando de novo, pra não esquecermos nunca mais: esse é seu trabalho, não seu hobby, e tapinhas nas costas, uma caixa de bombons, uma garrafa de vinho, apesar de serem ótimos, não pagam o aluguel, a conta de luz e muito menos o plano de saúde.

Cliente que pede descontos irreais, que pede pra você fazer de graça em troca de divulgação não é cliente, é cara de pau. E você não vai querer trabalhar pra ele. Descarte-o na hora e aproveita e pergunta, delicadamente e com um sorriso nos lábios, se quando ele vai ao salão de beleza ele também pergunta ao cabeleireiro se pode cortar e pintar de graça em troca da divulgação do excelente trabalho?

Então, pare de se desculpar por cobrar, pare de arranjar desculpas para cobrar pouco e não se arrependa por recusar um serviço que talvez, um dia, quem sabe, no futuro, vá te trazer algum benefício (geralmente não traz). O que está te faltando não é experiência, equipamento, clientes, o que está te faltando é autoconfiança. Conscientize-se do seu valor e cobre por ele. Você merece fazer o que gosta e ser devidamente pago por isso.

Você merece fazer o que gosta e ganhar dinheiro por isso

A designer Jessica Hische vende esse fluxograma pra você comprar e colar bem na sua frente e nunca mais ficar em dúvida se deve ou não trabalhar sem receber dinheiro.

As melhores frases:

Você deve a eles um rim?
– Se sim, não seja um idiota. Você deve a eles.

Eles te prometeram “visibilidade” e “enriquecimento do seu portfolio”?
– Essa é a maior besteira que alguém pode tentar fazer você engolir.

Eles te prometeram “muitos trabalhos futuros”?
– Oba! Mais trabalhos baratos/grátis no futuro. Viva!

2 Comments

Deixe seu comentário.