espaços pequenos, decoração ousada com rosa e preto

Rosa e Preto na Decoração: Ousadia que Funciona

A gente sempre ouve dizer que não se deve decorar espaços pequenos com cores escuras e que rosa é cor de menina. Ah, é? Então veja só como o designer, estilista e fotógrafo alemão Peter Fehrenz fez pouco caso dessas duas regras ao decorar seu apartamento de 60 metros quadrados em Berlim.

Eu adorei a combinação de cores. Os tons escuros deixaram a decoração bastante sofisticada e elegante, mas os flashes de cor exalam uma “artística, quase dramática atmosfera, que relembra os velhos mestres flamengos”.

Claro que na decoração sair do óbvio e ousar um pouco é sempre bom, mas para que o resultado fique harmonioso e interessante, Peter Fehrenz enumerou 7 ótimas dicas em uma entrevista à revista Dwell:

  1. Remova o máximo de paredes internas que puder. Um espaço aberto passa uma sensação de amplidão e leveza.
  2. Na pintura e no mobiliário, escolha uma variedade de tons dentro de uma única paleta. Se você escolher o vermelho, use uma mistura de vermelhos – alguns devem ser mais amarelos, outros mais azuis ou mais rosa. As cores aparecem especialmente mais vibrantes desta maneira, e elas não se chocam.
  3. Concentre-se em um tipo de material e um tipo de revestimento e repita-o em todos os cômodos. Isto integra os ambientes e dá uma sensação de unidade.
  4. Pense cada cantinho de um cômodo como um protagonista em um jogo, assim, todo o ambiente vai parecer uma soma complexa de uma variedade de cenas.
  5. Não tenha medo de cores escuras em espaços pequenos – o resultado pode ser acolhedor e relaxante.
  6. Crie armários embutidos para guardar coisas que você não quer ver o tempo todo.
  7. Instale portas de correr para economizar espaço — e, sempre que possível, pendure-as em trilhos no teto para dar ao ambiente uma sensação de amplidão.
Peter Fehrenz

Eu sou apaixonada por essas luminárias pendentes Tom Dixon, que Peter colocou sobre a sua mesa de jantar. No mercado brasileiro, as originais importadas custam cerca de R$ 5.000,00 cada uma, mas existem também ótimas réplicas por excelentes preços, como essas aqui:

Pendente Lumix 1  –  Pendente Lumix 2  –  Pendente Lumix 3

 

Deixe seu comentário.