Craftsy: Site genial com cursos online de decoração de bolos

Você já ouviu falar do site Craftsy? Eu esbarrei nele quando procurava por um tutorial de decoração de bolo, e fiquei impressionada ao descobrir que eles têm 49 (49!) cursos diferentes sobre esse tema, seja para iniciantes, que têm a confeitaria como hobby, ou para quem é profissional de nível avançado e quer aprender novas técnicas.

Craftsy, na verdade, é um site de treinamento online para pessoas que gostam de fazer todo o tipo de artesanato. São videoaulas que vão desde decoração de bolo até tricô, bordados, costura, fotografia, enfim um moooonte de coisas. Você só precisa entrar e escolher qual o curso quer comprar.

Craftsys

A maioria dos cursos tem entre 4 e 6 horas de duração e custo entre 20 e 60 dólares (entre R$ 45 e R$ 140) – não é baratinho, mas se considerarmos que alguns cursos presenciais de confeitaria chegam a custar por hora o que estes custam no total, até que não é tão caro assim, além disso você pode assistir onde, na hora e quantas vezes quiser (tem até um aplicativo para iPad e iPhone). O único problema, que não chega a ser um grande problema, é que as aulas são todas em inglês, mas como é tudo super bem explicado e mostrado com os mínimos detalhes, o que não dá pra entender, dá pra ver.

Craftsys

Mas aí você pode perguntar: Por que eu pagaria por um vídeo tutorial que eu posso obter de graça no YouTube? A resposta é fácil: Primeiro, os vídeos são todos feitos por profissionais, têm alta qualidade e os tutoriais são muito mais completos, depois, o site é também uma comunidade de aprendizagem com o objetivo de fazer com que os usuários interajam entre si, inspirem-se, aprendam e ajudem-se uns aos outros (instrutores incluídos). No Craftsy você pode postar perguntas, que serão respondidas tanto pela comunidade quanto pelos próprios instrutores. E cada um dos cursos vem com um conjunto de material em PDF, que pode ser impresso, com receitas, modelos e tudo mais que você possa precisar para colocar em prática o que aprendeu.

E essa nem é a melhor parte. As aulas são todas ministradas por pessoas com quem vale realmente à pena aprender: renomados autores de livro de receitas, confeiteiros da Food Network americana e pessoas que são referência na arte de confeitar. E o que eu acho mais bacana: Você pode fazer perguntas e eles respondem! Já pensou? Não é o máximo ter esse acesso a professores deste calibre?

Craftsys
Detalhe de um dos projetos ensinados pelo instrutor James Rosselle

Os tutoriais em vídeo são configurados em pequenas lições, com marcadores de tópico para que você possa voltar para a parte que quiser assistir novamente, quantas vezes quiser. Além disso, o acesso ao curso que você comprou nunca expira e você pode ver e rever sempre que quiser, infinitamente. Outro recurso muito legal é que você pode postar fotos do seu trabalho e outros participantes da comunidade no mundo inteiro podem comentar com perguntas e respostas. Essa é uma experiência que nenhum vídeo do YouTube e nenhum curso presencial pode proporcionar.

No site tem alguns mini-cursos gratuitos, que você pode assistir para ter uma ideia de como tudo funciona. Só que como é uma aula grátis, não dá para fazer perguntas ao instrutor, mas a troca com a comunidade é possível. Um desses cursos gratuitos é o de Técnicas Básicas de Fondant, ministrado por Elisa Strauss, proprietária da top confeitaria de Nova York Confetti Cakes. Elisa é uma verdadeira celebridade, considerada uma das 10 melhores confeiteiras americanas, ela já apareceu em vários programas da Food Network, no programa de Martha Stewart e no The Today Show. Um de seus bolos até foi destaque no seriado Sex and The City como o bolo de casamento de Charlotte e Harry.

Dê uma conferida. Vale mesmo à pena. Para se inscrever, só clicar aqui.

Online Cake Decorating Class

Tags from the story
,

Deixe seu comentário.