Mascarpone

Como fazer mascarpone em casa

Não perco os vídeos semanais, How-To Tuesdays, do Chef Mario Batali, onde ele apresenta alguns fundamentos da culinária. O dessa semana foi sobre como fazer mascarpone em casa. Isso mesmo, aquele queijo delicioso, mas também super, hiper caro e difícil de achar, que usamos na receita de tiramisu e também em muitas outras receitas salgadas ou doces.

Inacreditável como é fácil e rapidíssimo pra fazer. Eu realmente não esperava que fosse tão simples.

Como fazer mascarpone em casa

Veja o vídeo. Quem nos ensina é Katia Delogu, confeiteira-chefe do Eataly de Nova York.

Agora a receita pra anotar: Coloque 1 litro (4 xícaras) de creme de leite fresco numa panela e leve ao fogo, quando a temperatura alcançar 85ºC, adicione uma colher de chá quase cheia de suco de limão, continue cozinhando, sempre mexendo, por mais 5 minutos (não precisa mais medir a temperatura). Despeje o creme em uma peneira forrada com um pano bem fino, cubra com filme plástico e deixe escorrer e descansar dentro de um recipiente na geladeira por, no mínimo, 8 horas. Depois de pronto, dura até uma semana, bem fechadinho na geladeira. A receita resulta em cerca de 3 xícaras de mascarpone.

Se quiser ver mais vídeos do How-To Tuesdays do Chef Mario Batali, acesse aqui a lista completa. O ideal é se inscrever no canal, assim você será avisada por email toda vez que um vídeo for publicado. Eu adoro os vídeos, são curtinhos, a música é uma delicia e as explicações super claras, nem precisa saber muito o inglês.

E falando em dicas culinárias bem legais, você conhece o truque pra descascar uma cabeça inteira de alho em menos de 10 segundos e sem ficar com as mãos cheirando a alho? É sensacional!! Veja o vídeo aqui. O único defeito é o barulho infernal que faz, mas felizmente é só por 10 segundos!





Tags from the story
,

Deixe seu comentário.