Chocolate e beterraba

Chocolate e beterraba: Quem disse que não combina?

AA TEMP2 (1280x853)Folheando outro dia um livro de receitas que comprei há mais de 20 anos, quando eu vivia atrás de ideias para esconder e/ou enfeitar os “verdinhos, vermelhinhos e amarelinhos” na comida das crianças, descobri uma receita de bolo de beterraba. Não gosto de beterraba, não gostei da receita e muito menos da apresentação (horrorosa essa calda vermelha – deve ter sido por causa dela que nunca tinha reparado no bolo antes), mas achei a ideia boa e resolvi testar.

My Photo Stream2 (1280x853)Eu queria um bolo que fosse bonito, atraente, fácil de fazer, nutritivo e não tivesse nem cara nem gosto de beterraba. Afinal, a gente quer vantagem em tudo.

Porque não então combinar com chocolate? De chocolate todo mundo gosta, é igualmente nutritivo (usei um com 70% de cacau) e ainda é escuro o bastante para esconder a cor vermelha da beterraba. O resultado foi um bolo maravilhoso, molhadinho por dentro, pouco doce e que ninguém nunca vai imaginar que tenha beterraba entre os ingredientes.

Em matéria de nutrientes o bolo é praticamente perfeito. As substâncias presentes na beterraba têm ação antioxidante, regulam a pressão sanguínea, protegem a visão, ajudam no bronzeado, fortalecem a imunidade, reduzem o colesterol, além de ter pouquíssimas calorias (cerca de 45 kcal/100 g). E o chocolate, apesar de não ser tão pouco calórico como a beterraba, faz igualmente tão bem para saúde (contanto que seja com 70% de cacau). Veja os detalhes dos mais recentes estudos sobre as vantagens do chocolate aqui.

Mas chega de falar no que faz bem para a saúde e vamos nos concentrar no fato de que o bolo ficou uma delícia. Os efeitos nutritivos são um brinde extra.

Bolo de Beterraba com Chocolate

Bolo de Beterraba com Chocolate

Ingredientes

  • 200g de manteiga
  • 250g de beterraba bem lavada e cozida inteira com casca
  • 200g de chocolate (70% de cacau)
  • 4 colheres de sopa de água
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de chá de cravo em pó
  • 3 colheres de sopa de cacau em pó
  • 5 ovos (gemas e claras separadas)
  • 1 xícara cheia de açúcar mascavo
  • 1 xícara de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó

Instruções

  1. Aqueça o forno a 180º. Unte uma forma de 20 cm
  2. Bata no liquidificador a beterraba cozida, as gemas, a água, o açúcar, o cravo em pó e o sal
  3. Derreta o chocolate picado em banho-maria (aqueça uma panela com água e desligue o fogo antes que levante fervura. Despeje duas partes do chocolate em um recipiente seco e coloque-o sobre o calor do banho-maria, mexendo lentamente com uma espátula. Assim que derreter, retire a vasilha do banho-maria, adicione a terceira parte do chocolate (picada mais fino) e mexa até que esteja homogêneo), ou no microondas (bem devagar, de 30 em 30 segundos desligue e mexa com uma espátula seca).
  4. Acrescente a manteiga picada ao chocolate derretido e misture até ficar homogêneo. Deixe esfriar um pouco.
  5. Separadamente, bata as claras em neve.
  6. Em outro recipiente, peneire o trigo, o cacau e o fermento e reserve.
  7. Junte a mistura de chocolate à de beterraba, acrescente as claras em neve e, por fim, derrame tudo no recipiente com o trigo, sempre mexendo lentamente.
  8. Transfira para a forma e leve ao forno por cerca de 40 minutos ou até que o lado de fora esteja firme, mas o centro ainda meio mole. A intenção é deixar úmido por dentro, portanto, não deixe assar demais.

Dica

Se for servir o bolo puro, como eu fiz, acrescente meia xícara de açúcar à receita (ficou faltando um pouco mais de doce). Agora se for servir com creme de leite fresco batido com açúcar faça a receita como descrita (será como farei da próxima vez).

http://fabiolapaulsen.com.br/chocolate-e-beterraba/
Tags from the story
,

Deixe seu comentário.