Brownies com pasta de amendoim

Brownies com Manteiga de Amendoim

Eu nunca fui muito fã de amendoim e muito menos da tal Peanut Butter, a manteiga de amendoim, que os americanos tanto amam. Mas aí, procurando receitas diferentes de brownies, encontrei essa foto da receita do Peanut-Butter Swirl Brownies no site de Martha Stewart.

Brownies com manteiga de amendoim

Achei a apresentação linda, mas ainda assim não me convenceu a me aprofundar no assunto. Peanut butter? No, not for me. Aí que alguns dias depois, também por acaso, esbarrei nestas informações sobre os benefícios do amendoim, publicadas no site da Abicab.

beneficios amendoimbeneficios amendoim27 benefícios num simples amendoinzinho? Pronto, isso bastou para despertar meu interesse e ir atrás da receita da minha amiga Martha. Comparei a receita de brownies dela com essa outra de David Lebovitz e resolvi ficar com a de David, que eu já havia testado e aprovado. É simples, fácil de fazer, leva relativamente pouco açúcar e pouco trigo e não tem fermento químico (pra mim brownie verdadeiro não pode levar fermento) e o resultado é um brownie crocante por fora e macio e úmido por dentro.

Bem, problema receita resolvido, vamos para a segunda parte do problema: comprar a manteiga de amendoim. Eu até que encontrei aqui em São Paulo uma boa variedade, mas ou eram caras demais ou eram cheias de açúcar e conservantes. Quase desanimei! Mas voltei pras minhas pesquisas e descobri que fazer manteiga de amendoim é a coisa mais fácil do mundo. É só torrar o amendoim sem pele no forno, batê-lo ainda quente no processador (isso ajuda na liberação dos óleos) e pronto. Se quiser, pode acrescentar açúcar a gosto, uma pitadinha de sal e/ou um pouco de óleo, o de coco é o ideal, mas se não quiser, não precisa também. Eu fiz só com os amendoins. É quase mágica como a mistura vai se transformando.

Como fazer manteiga de amendoim

Veja o passo-a-passo completo e detalhado no blog Gimme Some Oven.

E qual foi o resultado de toda essa saga? O melhor brownie que já comemos nos últimos tempos. Simplesmente surpreendente! Não deixe de experimentar também.

Brownies com Pasta de Amendoim

Ingredientes

  • Massa:
  • 8 colheres de sopa (115g) de manteiga sem sal, cortada em pedaços
  • 170g de chocolate meio amargo, cortado em pedaços
  • ¼ de xícara (25g) de cacau sem açúcar
  • 3 ovos grandes em temperatura ambiente
  • 1 xícara (200g) de açúcar
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • 1 xícara (140g) de trigo comum
  • 1 pitada de sal
  • Recheio:
  • 1 xícara de pasta de amendoim
  • ½ xícara de manteiga derretida e fria
  • 1 e ½ xícara de açúcar de confeiteiro
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • 1 colher de chá de sal

Instruções

  1. Pré-aqueça o forno a 180º
  2. Forre uma forma de 20cm com papel de alumínio de maneira que o papel exceda as laterais da forma, use duas folhas, se precisar, e unte com óleo.
  3. Numa panela, em fogo baixo, derreta a manteiga e o chocolate, sempre mexendo. Retire do fogo e acrescente sempre mexendo o cacau, os ovos, um a um, o açúcar, a baunilha e o trigo.
  4. Espalhe a massa na forma já preparada.
  5. Em outro recipiente, misture a pasta de amendoim, a manteiga, a baunilha, o açúcar e o sal até obter uma massa uniforme e cremosa.
  6. Pegue colheradas do recheio e coloque espaçadamente sobre o brownie. Para o feito marmorizado, faça com uma faca movimentos circulares espalhando delicadamente o recheio sobre a massa.
  7. Leve ao forno por cerca de 20 minutos. Está pronto quando estiver firme pelo lado de fora e ainda levemente úmido por dentro.
  8. Deixe esfriar completamente antes de cortar. Se conseguir esperar.
http://fabiolapaulsen.com.br/brownies-manteiga-amendoim/
Tags from the story

Deixe seu comentário.