Bolo de maçãs ou maçãs com bolo?

Todo mundo tem sua receita favorita de bolo de maçã e eu, na verdade, tenho até várias. Com nozes, com avelãs, com nozes e amêndoas, com cenoura, com especiarias, com aveia… Já fiz de tudo.

E a última é sempre a melhor de todas, pelo menos até a próxima.

Bolo de maçãs com conhaqueO destaque dessa receita fica por conta da relação entre quantidade de massa e de maçãs. Usei 6 maçãs pequenas para menos de uma xícara de trigo. A ideia é apenas envolver as fatias com a massa, ou seja, quando você acha que tem maçãs o suficiente, coloque mais uma.

Bolo de maçãs com conhaqueE mais, nesse caso não invente, não adicione canela, não use trigo integral, não fique com miséria e use menos maçãs. Acredite, experimentei de tudo e não é que fique ruim, só que não é O BOLO.

Bolo de maçãs com conhaqueTalvez o único modo de melhorar seja usando Calvados, em vez de conhaque comum. Muito usado na Europa para realçar o sabor de bolos e sobremesas de maçã, o Calvados é um conhaque da região da Normandia, feito à base de maçãs (óbvio). Só que por lá o Calvados é facilmente encontrado em qualquer supermercado, mas em terras tupiniquins, not so easy.

Bolo de maçãs com conhaqueOlha só como fica lindo o resultado com as camadas de maçãs em fatias entremeadas na massa e a sensação das diferentes texturas na hora da mordida são uma experiência à parte.

Então vamos à receita:

Bolo de Maçãs com Conhaque

Bolo de Maçãs com Conhaque

Ingredientes

  • 2 ovos
  • ½ xícara de óleo
  • 3/4 de xícara de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 3/4 de xícara de trigo
  • 1 colher rasa de chá de fermento químico
  • 6 maçãs pequenas cortadas em fatias (retire os caroços, mas deixe as cascas, mais nutritivo e deixa o bolo com uma aparência mais rústica)
  • 1 colher de chá de chá de extrato de baunilha
  • 4 colheres de sopa de conhaque (Não gosta? Não pode? Duplique a quantidade de baunilha)
  • ½ pote de iogurte natural

Instruções

  1. Pré-aqueça o forno à 180C. Unte uma forma de 23 cm com óleo
  2. Bata no liquidificador os ovos, o óleo, o açúcar e o sal.
  3. Enquanto isso lave as maçãs, retire os miolos e caroços e corte em fatias finas (deixe as cascas e não faça com muita antecedência, senão escurecem).
  4. Num recipiente, peneire a farinha e o fermento.
  5. Aos poucos e sempre mexendo, junte a mistura de ovos, o iogurte, a baunilha e o conhaque.
  6. Acrescente as maçãs envolvendo-as com cuidado na massa, para não quebrar as fatias.
  7. Coloque a mistura na forma preparada e espalhe as massa/maçãs uniformemente (se alguma fatia de maçã se sobressaltar tente, na medida do possível, afundá-la na massa, senão ela pode ficar queimada).
  8. Asse por cerca de 20 minutos ou até que o bolo esteja moreninho. Faça o teste do palito, mas não confie 100% nele, como tem muita maçã, o palito sempre acaba saindo um pouco úmido, ao mesmo tempo em que, se você deixar passar muito, a massa pode ficar muito seca (sorry, esse bolo é meio “teste/erre/acerte” vai depender do tipo de forno/potência do gás/eletricidade de cada um – mas acredite, vale à pena)
http://fabiolapaulsen.com.br/bolo-de-macas-ou-macas-com-bolo/
Tags from the story
, , ,

Deixe seu comentário.