baby boomers

Baby Boomers, bom fim de semana!

Essa foi uma semana interessante: na quarta-feira, Charlote Rampling (68 anos) é anunciada como o novo rosto da Nars Cosmetics, no dia seguinte, Marc Jacobs anuncia Jessica Lange (65 anos) como o rosto de sua linha de cosméticos. No mês passado, American Apparel usou uma modelo de 62 anos para exibir sua linha de lingerie. Antes disso, Diane Keaton (68) estrelou a campanha da Chico’s e Lauren Hutton (70) a da Lucky Brand. Por que esse interesse repentino das indústrias de moda e de cosméticos na “3ª idade”?

charlotte rampling

diane keatono-LAUREN-HUTTON-LUCKY-570

A resposta é fácil: neste ano de 2014, os representantes mais novos dos “baby boomers” farão seu aniversário de 50 anos. Baby boomers foi um termo criado para identificar os nascidos entre 1946 e 1964, período pós-guerra quando houve uma explosão de nascimentos – baby boom – no mundo inteiro, só nos Estados Unidos foram cerca de 77 milhões. Em 2015, impressionantes 45% da população norte-americana terá mais de 50 anos, no Brasil, já 20% da população hoje ativa está acima de 50 anos.

Ou seja, enquanto governos ainda estão quebrando a cabeça tentando descobrir como resolver o problema previdenciário que isso pode causar e o mercado de trabalho ainda está com a visão de 20 anos atrás, só procurando mão de obra jovem (e mais barata), as indústrias de moda e cosméticos já captaram a mensagem do mercado e estão ajustando suas campanhas ao potencial de consumo dessa multidão e procurando modelos com quem esta turma se identifique.

E isso é bom, né? Mesmo que os motivos sejam meramente financeiros, esse é só o começo de uma grande reviravolta no pensamento comum equivocado sobre o potencial dos adultos no 3ª ato, como bem definiu Jane Fonda em seu livro O Melhor Momento, por sinal, ótimo livro, não deixe de ler. Assista antes à apresentação dela no TEDxWomen de 2011 sobre esse tal melhor momento.

A propósito, se quiser ler o livro que Jane Fonda menciona, Em Busca de Sentido – Um Psicólogo no Campo de Concentração, de Viktor E. Frankl, é só baixar aqui, de graça.

Ótimo fim de semana pra você!

Tags from the story
,

Deixe seu comentário.