A Turquia pelos olhos de Leonardo Dalessandri

A alma da Turquia pelos olhos de um cinegrafista italiano

Num dos vídeos mais bonitos que já vi, o jovem cinegrafista italiano Leonardo Dalessandri mostra sua jornada pela alma da Turquia e de seu povo. Ao viajar mais de 3500 km em pouco mais de 20 dias, Leonardo foi capaz de capturar com muita poesia e de uma maneira espetacular e inspiradora a rica paisagem e a cultura da Turquia – desde os tons frios e azulados de Pamukkale às cores quentes e intensas da Capadócia – e nos trazê-las através do seu vídeo “Watchtower of Turkey”.

Numa entrevista concedida ao site inglês fcp.com, Leonardo conta um pouco sobre ele mesmo e sobre como “aconteceu” esse vídeo, que se tornou viral assim que foi publicado. Hoje, dois anos depois de publicado, o vídeo já foi visto por mais de 2 milhões e meio de pessoas, foi premiado como Best of Vimeo 2014 e fez com que Leonardo recebesse propostas de trabalho de produtores do mundo inteiro.

“Eu tenho 30 anos e frequentei a escola de cinema em Parma, Itália. Depois dos meus estudos, fiz um monte de comerciais e vídeos de música como assistente de Filippo Chiesa, um renomado diretor de fotografia italiano. Gradualmente, comecei a dirigir minhas próprias produções e tenho trabalhado pelo mundo inteiro, fiz documentários, anúncios publicitários, vídeos promocionais para agências de turismo e vídeos de música.

Além do meu trabalho comercial, eu gosto de fazer um projeto pessoal todo ano. Algo onde eu fique completamente livre para fazer o que quero. Em outubro de 2013, eu estava na Turquia com uma equipe italiana para filmar um vídeo de música. No dia que chegamos, eu estava livre, então eu peguei minha câmera e saí para tirar algumas fotos. Tive mais um dia de folga na semana seguinte e fiz mais algumas fotos. Eu fiquei tão feliz com as imagens que eu disse: ‘Eu vou ficar na Turquia, vou visitar mais 5 ou 6 cidades e vou fazer meu próximo projeto pessoal aqui.’

Eu tinha algum tempo livre na agenda, estava com meu equipamento portátil e tinha dinheiro suficiente para cobrir todas as minhas despesas, então viajei através deste belo país, cobrindo mais de 3500 km em 23 dias. Filmei a natureza, a arquitetura e paisagens de tirar o fôlego. Mas mais importante, tive a chance de capturar a alma da Turquia e de seu povo.”

A Turquia pelos olhos de Leonardo Dalessandri

Uma boa história para combinar com um belíssimo filme.

Para ler a entrevista completa, clique aqui.


 


Tags from the story

Deixe seu comentário.